10/03/2009

Verão 2010

Postado por Quanta Luz |

Quando os primeiros dias de outubro chegam, eu penso logo: "Pronto, o ano acabou. Se eu tinha que mudar alguma coisa, agora é tarde. Só ano que vem". A gente sempre tem dessas coisas né? Final de ano a gente sempre planeja mil e uma coisas a serem realizadas no próximo. "Esse ano eu vou estudar!!", "Vou entrar numa academia. Desse ano não passa!" ou simplesmente imagina se tornar uma pessoa mais forte, determinada e interessante. É trágico, mas a gente não faz nem metade do que tá escrito lá na listinha. E aí quando menos se espera, já é Outubro.
Não.
Sério.
Vocês viram esse ano passar? Agorinha ainda era Março!
Mas ó... Se tem uma coisa que nunca é tarde, é pra começar a malhar. Tipo, uma semana já vale. Qualquer coisa que faça perder peso em qualquer quantidade que seja, vale a pena. Aqui vai a dica do Edu: se você precisa desesperadamente perder um quilinho pra caber naquele vestido couture, se entupa de suco de abacaxi durante 24h. E SÓ. O resultado é de um a um quilo e meio a menos (pelo menos em teoria funciona, mas nao me responsabilizo por quaisquer danos a saude rs).
Enfim. Não é a toa que chega essa época do ano e as academias lotam de gente marombando pra ficar top de linha pro verão. Sim, porque o verão é um desfile né? bora combinar. É a estação do ano onde tudo de mais ultra mega power plus acontece.
Ahh o verão... (isso é tão legenda de orkut)
Nada como areia, sol e mar pra espantar toda a urucubaca e macumba alheia. Não há patologia emocional que não ache cura no som das ondas quebrando, no friozinho da areia quando a gente enfia o pé e naquela cerveja abençoada e maravilhosa transpirando o copo. Água na boca agora, vou pegar uma na geladeira, perai...
(...)
Humm... tá no ponto, queria nem dizer. Antigamente eu odiava esse gostinho amargo. Mas como eu já prometi aqui nesse blog que eu parei com bebida destilada, vamos de cerva hoje. Mulher geralmente não gosta de cerveja né? Bebida pra elas sempre tem que ter um docinho. Sim, mas... ô Edu, você tem um post pra escrever hoje tá lembrado?
Ah sim, é. Onde eu tava?
Ah! Praia. Praia cura tudo minha gente. Os amores se renovam, jogam-se fora os desagradáveis e criam-se outros melhores. A gente dispersa tudo de ruim ao se sustentar no trio areia-sol-mar, principalmente se a gente combina tudo isso com a turma da gente fazendo farra e rindo a toa.
São momentos impagáveis!
É...
Mas agora vamos cair na real né, porque para todas as outras coisas existe mastercard e infelizmente você vai ter que estourar o limite do seu daqui pro final do ano. Verão proporciona muita coisa boa, mas também exige mais ainda de você. Verão tem tudo a ver com beleza e você não deve e nem pode fazer feio nesta que é a grande estação do ano, em especial se você é brasileira.
Mas não aflinjam os seus corações. O Edu tá aqui pra ajudar vocês. Vou dizer tudo que vocês tem que fazer para se tornarem as top of mind do mês de Janeiro, e os trabalhos tem que começar já.

A Pele

É o seguinte. Filtro Solar não é apenas o vídeo mais otimista do youtube, certo? Se você quer estampar a cor da estação sem envelhecer uns 5 anos em um mês, então corra atrás de um filtro de FPS de no mínimo 20. E já que a meta é dar um color upgrade na pele, ligue o turbo na produção de melanina e se esbalde em sprays que estimulam o pigmento ou até em autobronzeantes de efeito temporário. Quebram o galho.
Se você é do tipo incandescente e quer fugir do efeito punk do sol, então prefira os protetores que possuem antioxidantes na formula (vitamina C e E) que além de proteger a pele combatem a oxidação das células, processo que ocasiona o envelhecimento precoce. A grife de cosméticos RoC produz o Minesol, um protetor antiidade com Vitamina E que é best seller, dá uma olhada.
Na hora de comprar o seu protetor procure também na embalagem as informações sobre os raios UVA que são os mais perigosos (danificam sem avisar), que ninguem nunca nem olha. Nesse caso veja a porcentagem de proteção ou encontre o símbolo "+++". A Natura desenvolveu há um tempo atras o fluido protetor hidratante Fotoequlíbrio que protege 90% contra os raios UVA.
Portanto, se mexam.

O Cabelo

Arrumar o cabelo hoje em dia é a coisa mais fácil do mundo. Fashion é ser despretensiosa. Aqui jaz a época em que os cabelos eram todos armados, penteados à semelhança de um bouquet de flores. A ordem é pentear o cabelo sem parecer que você passou mais que 2 min na frente do espelho antes de sair (não que isso deva, ou até possa, chegar a ser verdadeiro). Eu particularmente sou fã das ondas. Uma coisa meio Gisele, mas suavizada com curvas maiores e comprimento menor do fio. Sem falar que é muito mais tropical e tudo a ver com a estação né? Meninas, ressucitem o babyliss.
E falando em comprimento, decepe o seu cabelo na altura dos ombros. Trata-se de uma reformulação não só do seu visual mas da sua personalidade. Ganhe leveza, independencia e, sobretudo, versatilidade que é a palavra-chave nos tempos de hoje.
Mas se ainda assim você não conseguir se desfazer das madeixas abaixo do ombro e tá indo agitar as areias, bom, eu não resisto a um rabo de cavalo lateral. Me ajoelho aos pés das meninas que usam. E é fácil demais... Só prender o cabelo com a própria mecha usando o velho grampo de guerra, e ai fecha o look com um flower power. Pronto, já casei (siga aqui um mini-tutorial).
Ah, dica: pra saber se o seu cabelo não aguenta mais vira e mexe, e tá precisando de um tratamento, é só pegar um fio e jogar num copo com água. Se boiar, sorte a sua. Se afundar, larga a chapinha e corra enquanto é tempo. Para a boa saúde do seu cabelo talvez seja a hora de começar a deixa-lo ao natural, com todas curvas, nuances e personalidade. É tendencia!


O Guarda-roupa

Bom. Quando a gente tá absolutamente de férias em pleno Janeiro, o tempo que a gente passa em casa é mínimo. As vezes só volta mesmo pra dormir depois de um longo dia de... tudo que se possa imaginar. Então já é mania da moda verão aparecer com peças que funcionem bem, no pré, no durante e no pós-praia. As chemisiers soltinhas e badaladas do verão desse ano vão abrindo espaço para cardigãs que são peças mais curtas e enxutas agora lidas como saída de praia. Os bíquinis aliás eu sempre gostei mais dos comportados que nem o laranja ai embaixo da Salinas. Muito mais fashion e elegante num é não?
Aposte em shorts de alfaiataria (nome chic para "mande sua costureira fazer um") que vão cair super bem na estação. A cintura não tem que ser necessariamente alta e o comprimento pode ir até um pouco acima do joelho, quase bermuda e com bolsos invisíveis. As versões jeans também fazem parte do must da temporada em leituras super lavadas e algumas vezes até despencadas, num flerte obvio com o grunge que ressucitou no inverno passado.
Para uma ocasião bem menos informal, mas ainda descontraída como um típico fim de tarde, potencialize o visual com maxi acessórios que sacodem a monotonia de qualquer produção. Escolha roupas em tons pastéis, clarinhas, e quebre neutralidade com acessorios em cores cítricas, vibrantes, que conferem sofisticação e te dão um ar fun chic.
Para as mega produções das baladas noturnas, uma plavavra: brilho. As passarelas de verão presenciaram uma apoeteose de paetês aplicados em peças inteiras compondo visuais sutilmente iluminados e até criativos aspectos de molhado. Glamour total.
Mas os meus preferidos são, de longe, os vestidos corset que apareceram nesta temporada e que já nasceram hit. Sou escravo do amarelo ácido da Filhas de Gaia, aí abaixo. Só precisa usar ele, um par de sapatos poderosos e nothing more galera. Must have geral.





Produção

O mundo fashion está vivendo uma onda (que espero, vire tsunami) de sobriedade mas que, não por isso, deixam de ser excitantes. Da mesma forma, a maquiagem da vez carrega um nítido tom de palidez pontuado por sobrancelhas apagadas, monocromia com tons super clarinhos e boca desbotada. O coringa da vez é a aplicação de iluminador no sentido têmpora-maça do rosto que dão a levantada no make. Acho lindo isso numa menina. Como se ela se levasse a sério demais pra se preocupar com essas coisas (quando na verdade ela passou horas no espelho para conseguir justamente esse efeito). E se o seu rosto não é dos lisinhos, taca reboco nele.
Quanto as unhas elas vieram coloridas mas pastéis também, as ditas cores-sorvete. Chanel trouxe na ultima coleção um ótimo exemplar de verde-menta desbotado que provocou um resultado interessante capaz de transportar um visual tédio num autêntico estilo convicto.
E ultima dica: potencialize os cílios com curvex, rimel e tudo que tem direito para fe-char de vez. Para lápis de olho... ouse, tente, experimente cores diferentes do preto, e veja se cai bem em você. Fuja das convenções.



Bolsas e Sandálias

Bom... quanto a bolsas, the fashion industry está num momento meio que de indecisão. Não sei afirmar com certeza se a tendencia continua nas maxi bolsas ou se estamos vivendo um período de dimensões diminutas. Fato é que as Chanel 1.55 estão em cena, e eu acho o crème de la crèm a corrente de metal com o matelassê. Tem também as clutchs, que são versões ainda menores das bolsas carteira para aquelas mulheres que se contentam em carregar apenas batom, celular e cartão de crédito. Eu gosto das menores, principalmente pra usar a noite né? No resto do dia usa as maxi mesmo pra levar o frango e a farofa né não? rsrsrs brincadeira. Na realidade eu to descobrindo agora como eu sou minimalista, gosto de tudo menos enquanto falo de moda (porque pra escrever olha só o tamanho desse post né? menos Edu, menos!!).


E nos pés... Bom havainas é um classico. É o ícone mais hype e popular, mais hi-lo profile que eu conheço. O slogan "todo mundo usa" é a coisa mais certa. Elas estão nos pés dos que pisam as areias de Punta del Leste bem como daqueles que farofam na Praia Grande de Santos aos domingos. Cai bem demais com o clima de litoral e com muitos tipos de produção. Mas como diz um professor meu: "Havaiana tem prazo de validade até 300 metros depois da praia". Acho que concordo. Nada mais adequado do que trocar as sandálias de borracha por uma rasteira style né? As versões gladiadoras permanecem, mas só até o tornozelo. Guardem no porão essas que vão quase até o joelho. E tem os saltos também. Já falei deles por aqui, e eu acho o máximo os saltos vertiginosos. Mas não é toda mulher que pode usar, infelizmente esta é a realidade. Então vai de rasteira nesse verão que é mais seguro.



Falei demais.
Na realidade não disse quase nada, mas já dá pra entender mais ou menos qual o mood da estação. Dei a inspiração e o tom, agora vocês fazem o resto.
Então comecem os preparativos right now. Costureira, cabelereiro, academia, loja...
E que venha a estação das estações.
Enquanto isso, abro outra cerveja e a gente brinda ao desapego.
tchin tchin, e até a próxima.

8 comentários:

Larissa Lynda disse...

"Nada como areia, sol e mar pra espantar toda a urucubaca e macumba alheia" kkkkkkkkkkkkk é verdade!!

e qm disse a vc q mulher nao gosta de cerveja? volte dessa viagem garoto!!

vamos cortar o cabelo qndo mesmo? :D

percebeu q fim de ano e janeiro é um gasto sem fim né? fora o q vc ja gasta nas viagens ainda tem q se preocupar com tudo o q tu disse e claro comprar tudo novo, pq no verao ja reparou q ninguem usa a mesma roupa ne? ninguem lava roupa no verao! =X

entao q chegue essa epoca de praia, amigos e cerveja! :D

bom texto du!

Quanta Luz disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk
ah eh verdade! A gente gasta por causa disso também né? Ninguem lava roupa no vero uheuhehue
Quando vamos cortar o seu cabelo?
A gente marca essa semana. :D

rafael disse...

e que janeiro chegue l-o-g-o.
xD


que tal um post de dicas para nós homens, fazer bonito para elas no verão de 2010?
;)

ingrid disse...

me vi totalmente, na parte do rabo de cavalo lateral! é uma otima saida qndo n se sabe mais o q danado fazer com os cabelos!
gostei de todas as dicas e prometo diante desse blog entrar na academia! (aaaaaaaaaaaaaah)
#magra_e_phyna_verão_2010
=)

Cecis disse...

um brinde ao desapego? isso me remete a alguém que hoje nem brinda tanto assim... hahahahha

Cecis disse...

sim, falando do texto... tá ótimo, como sempre, né?! ;)
os cabelos ondulados tbm são meus preferidos
adoro dá escovinha, dormir com ele solto, pronto. No outro dia ele acorda onduladinho, do jeito que gosto :}

fazia tempo que eu tinha vindo aqui, edu =~

xero, mon amour

Anônimo disse...

Acho q o blog deveria ter um Twitter pra gente saber quando tem novos post e aki no blog deveria ter um link pra virar seguidor desse twitter.
:]

valew \o/

Larissa disse...

twitter.com/elaseeunomeio

Postar um comentário

Subscribe