11/10/2010

Quando reboco é assunto de mulher

Postado por Quanta Luz |

Na realidade acho que eu sou um pouco de elaseeunomeio desde pequeno. Lembro que uma das coisas que mais me fascinavam naquela época era ver alguma mulher, qualquer que fosse, maquiando-se na frente do espelho. Largava os carrinhos, parava com o esconde esconde e ficava ali do lado, calado, vendo o reflexo no espelho ganhar cor e formas novas. Era a época do pancake, vocês lembram? Aquele reboco para pele humana? Quando chegou aqui em casa era tipo uma nova tecnologia revolucionária que minhas irmãs usavam. Eu só via e achava bonito todo aquele conjunto de ferramentas que usavam para sair.

E aí estou eu aqui hoje habitando o submundo do backstage feminino. Perdido entre produtos de beleza e lenços de lágrimas pretas. Sim, porque mulher (bebada) chorando depois da balada é aquela coisa bonita né? toda cagada. A maquiagem borrada até a alma, máscara destruída. Está ali o femenomeno da natureza desfeito de seus artificios, tremulando a bandeira da fragilidade que, acho, é também sua força. Baudelaire, teórico da arte, já dizia que a função da maquiagem não deve ser, de fato e de maneira alguma, uma imitação da natureza. O objetivo implícito de uma mulher ao se maquiar é antes o de superar a natureza de si própria.

"A maquiagem é uma mascara, que me deixa mais segura pra encarar o mundo. Tem ali um pequeno escudo que me guarda de alguma forma."

"Quando eu tô meio pra baixo, nada como fazer AQUELE make pra levantar o astral, botar
o "carão" e fazer de conta que a vida é bela, o mundo maravilhoso, e nós estamos lindas o tempo inteiro"

Verdade. Eu entendo o que vocês querem dizer. Na realidade as mulheres estão totalmente cercadas por essas ferramentas cuja função é dar um up físico e emocional simultaneamente. Sutiã com enchimento, jeans que levanta a bunda, salto alto pra ganhar poder. A maquiagem acaba sendo o maior desses recursos para alcançar um grau de superioridade estetica e acho que também moral. Eu vejo isso no olhar de vocês, logo que põem um rímel e arregalam os olhos na frente do espelho. Ali eu já sei que não está exatamente a mesma mulher. Tem alguma coisa dentro dela que muda, cresce ou melhora. É auto confiança.

Esse hábito de se maquiar é uma técnica já bem velha, diga-se de passagem. Surgiu há uns 3000 mil anos atras, na época em que Cleópatra era a maior piriguete que se tinha notícia. Embora a maquiagem lá do Antigo Egito tivesse muito mais a ver com a religião do que com a estética pura, devemos convir que a gostosona do Egito sabia como usar um delineador a seu favor. E alias, acho lindo mulher que usa delineador viu? Se o objetivo é parecer uma nova mulher, eu apostaria nele... A transformação é bem instantanea, mas necessita de boa coordenação motora. Já vi muita tentativa frustrada de por um desses.

"Depois que aplico o lápis no olho passo o dedo pra dar uma esfomaçada, um ar meio de maquiagem ressacada."

"Eu uso um batom clarinho antes do corretivo"


"Base liquida primeiro, depois corretivo e por ultimo a base em pó... Literalmente passando o reboco!!"

"Quando eu uso o blush de "efeito bronzeado", eu sempre passo com a esponjinha, no lugar do pincel. O efeito fica melhor."

"Passar corretivo amarelo nas olheiras"


Toda mulher tem o seu jeito e técnicas de aplicar maquiagem. Uma amiga minha diz que cabelo e maquiagem são assuntos que uma mulher tem que aprender por si só. Verdade ou não, o inegável é o poder dos tais tutoriais de maquiagem altamente disseminados hoje em dia no youtube. Eu sei que vocês são todas viciadas no Petiscos e as dicas de ouro. Considero esse mecanismo um indicador claro das mudanças que a internet opera na vida das pessoas.

Paremos para pensar: como as mulheres aprendiam novas facetas e truques de maquiagem na época em que se ouvia rádio e gravava-se músicas em fita k7? (por favor, digam que vocês sabem o que é k7 e eu não estou velho). Bom, duas alternativas: ir num salão de beleza usurfruir de seus segredos e do bate boca feminino ou a troca de informações entre amigas. Acho que isso se perdeu um pouco. O mais frequente que acontece hoje é você colar o link de um tutorial. A maquiagem é mais uma missão individual de cada uma do que pauta do serviço secreto feminino. A diversidade é tanta que parece existir uma técnica ou tipo de maquiagem para cada mulher, num processo de individualização estética que é valorizada.

"Detesto ir a praia e pegar bronze, porque quando eu volto pro cotidiano tenho que mudar temporariamente a cor do pó. Teve uma vez que eu não me liguei nisso e fui pra missa com a cara muito branca e o corpo muuito bronzeado."

"Mas teve uma vez que fui dançar quadrilha, ai botei o blush de um jeito que em todas as fotos saí parecendo uma caveira com a cara chupada, parecendo uma morta viva."


"Uma vez coloquei corretivo demais nos olhos e fiquei parecendo garparzinho"

Ah é. Nem sempre a maquiagem sai o que se espera dela. Quando uma menina chega pra outra e faz um comentário sobre o corretivo que ela está usando, pode ter certeza que é destilação de veneno. Base e corretivo são duas coisas que se passa no rosto pra esconder as imperfeições e também camuflar-se na pele. Não é uma coisa pra ser vista e notada. Quando isso acontece é porque a coisa não está assim perfeita. Acho que é aquela aparencia meio de porosa, quebrada, né? Enfim, até nisso mulher arranja perigo pra soltar.

Aí lá se vai toda uma peregrinação fervorosa pra menina achar o produto que se dá melhor com a sua pele. E as vezes a coisa só funciona quando o produto custa um salário e pesa 5 gramas. E como poucas pessoas tem o disparate financeiro de dar três dígitos em um tubo mínimo de maquiagem, o jeito é arrumar-se do jeito que dá da melhor forma possível.

"Um produto revolucionario seria o aplicador de cilios postiço, tenho um par de cilios, mas nunca consegui colocar."

"Acho que seria revolucionário um produto que não deixasse você suar! Sofro no verão porque suo e a maquiagem vai toda embora"


"Um delineador liquido que aplicasse que nem lápis de olho (deu pra entender?
que fosse durinho.. não melecasse mas que desse aquele efeito lindo, liquido). Meu sonho é passar aquilo sem borrar."

"Um produto "maquiagem definitiva" que aplicasse na pele e não saísse mais."


Qual produto revolucionário de maquiagem você inventaria? Toda mulher tem alguma insatisfação com essas coisas. Acho interessante uma maquiagem definitiva, que não saísse. Tudo muito mais fácil e economico. Ou então a do delineador sólido. Quando eu penso em algum produto revolucionário para maquiagem penso naquele treco, o curvex. Acho a coisa mais tecnológica no assunto rsrs Tenho até medo de testar. Inventaria alguma coisa baseado nele. Imagina uma máscara com o mesmo mecanismo que você encaixasse, pressionasse e ela maquiasse seu rosto inteiro, de uma só vez? :)

"Defendo a tese que maquiagem nao deve ser usada todo dia pra nao cair na rotina. Já imaginou você chegar numa festa e todo mundo ver que você ta com mesmo rosto de sempre por conta da maquiagem? o bom da maquiagem é o fato dela mudar as pessoas..."


Acho que concordo também. Boa parte do poder das mulheres vem de sua capacidade de causar impacto quando você não espera e, se a pessoa já está acostumada com toda a produção, o efeito não será exatamente o mesmo. Fato é: as mulheres sabem como desenvolver toda uma perfomance social. A hora que chegam, o modo como sentam, o olhar que dispensam, os risos que estabelecem, a dosagem do afeto que reservam. Embora tudo pareça milimetricamente planejado, elas já fizeram tanto isso que já é parte delas mesmas ser um encanto, cada qual com suas particularidades. Até as tímidas tem um jeito especial de envolver as pessoas certas. A maquiagem neste contexto é como o grand finale de um espetáculo, o desfecho triunfal, os diamantes de Lucy. Estar maquiada para uma mulher não tem somente uma função estética. Ela também é, quando associada ao corpo, prática e simbólica. A maquiagem torna o usurfruto de uma mulher mais excitante, até fetichista, ao mesmo tempo que lhe atribui um status próprio que lhe eleva na condição de mulher.

"Nenhuma mulher é tão linda que não mereça nenhum disfarce, nem tão feia que não tenha o que ser realçado"


Né?
Fechou!
E por falar em fechou: olhe, que porra dificil de abrir é caixinha de maquiagem viu? A pessoa não sabe qual o lado que abre, faz força, escorrega, nada acontece e aí quando a menina pega... Plac. Abriu. Até NISTO, meu Deus do céu, vocês tinham que ser difíceis.
Isto é artefato alienígena!

Subscribe