7/09/2009

sobre os eternos - a revanche

Postado por Quanta Luz |

Bom, a gente ja conversou sobre várias espécies de assunto por aqui né? Mas nenhum texto fez tanto sucesso (ou recebeu mais comentários) que o "sobre os eternos". É por causa disso que decidi escrever uma continuação, ou melhor, a perspectiva do que vem além da eternidade, se é que dá pra se imaginar uma coisa dessas.

Naquele dia eu comecei o texto com "Todo mundo tem alguém que é para sempre". Admito que naquela hora eu estava particularmente nostálgico me afundando numa música que fala sobre o mal estar de uma pós-separação. Talvez eu tenha exagerado, talvez não. Mas hoje reformulo a frase: todo mundo tem alguém que não se esquece. E acho, é bem melhor assim.
É estranho, mas as vezes quando to lá no MSN oferecendo ombro amigo virtual ou tentando trazer algum consolo aos corações acelerados, eu acabo me auto aconselhando. As vezes eu digo uma coisa e tipo "caramba é isso mesmo", como se ela estivesse aqui escondida em algum lugar em mim esperando ser descoberta por vocês. Aconteceu isso no caso dos eternos. Tava falando com uma amiga minha sobre isso e compreendi por meio das coisas que eu disse, que ninguém é para sempre, pelo menos não do jeito que sempre foi.
Ela me perguntou se eu ainda gostava de uma pessoa ai, cujo nome e pernas absolutamente não vem ao caso. Parei, pensei. Respondi que quando eu amo alguem, eu amo pra sempre... O que acontece é que com o tempo ou com o desgaste, a forma como a gente ama aquela pessoa se transforma. Para os que tem sorte e sabem lidar com determinados tipos de situações, aquela espécie de amor consegue ser uma amizade positiva. Alguns, transformam amor em ódio, para que desta forma consigam tirar na força uma coisa que não quis sair educadamente. Para outros, aquele amor permanece sim sempre amor, só que envolto numa carapaça indestrutível. Esses são conscientes e sensatos o suficiente para entender que o que passou, passou e ponto final. E para muitos ou a maioria de nós, parar de alimentar o coração com esse amor sem prazo de validade é difícil demais.
São verdades que vivo escutando por aí, e da mesma forma que tenho escutado os problemas também ouço falar da forma como eles tem sido resolvidos. E acho que a solução encontrada por alguns é até bastante simples. "Se você quer vencer um eterno, enfrente-o".

"é muito ruim ter que falar dele de novo, mas finalmente eu to livre daquela peste. Eu precisei ver ele por uns 4 dias seguidos pra notar que era só obssessão minha... tinha me acostumado já com isso."

Fale dele, conviva, ao inves de tentar esquecer ou afastar pois essas são táticas que no lugar de anular, só fortalecem a pessoa que a gente quer combater dentro da gente. Fato é que quando a gente evita alguém, ela invariavelmente se torna um pensamento recorrente. E pensamento, bom, todos nós sabemos que ele nos habita contra a nossa vontade e várias vezes ao dia. Então deixa fluir... Sinta o que você quer sentir e tenta entender o que ele é ou significa. Não aperta logo o delete, no lugar disso segura o shift e escreve o nome dele em letras garrafais.
Se a gente parar pra pensar bem, não é mesmo isso a coisa mais sensata a se fazer? Quando a gente vai resolver um problema matemático por exemplo, é isso que a gente faz... A gente le, rele, interpreta, esmiuça, procura informações nas entrelinhas, até que consegue todos os dados que precisamos pra aplicar na fórmula e chegar ao valor de x (bem como das variáveis pedro, tiago, felipe, renan e andré). Nunca ouvi falar de alguem que superou um obstaculo fugindo dele. Se você quer que o seu eterno seja um produto com prazo de validade para fevereiro passado, então o Edu remcomenda: DR! Discuta, fale, esclareça tudo que existe e o que você quer dizer. Vá pro cara a cara... somente assim você pode ter a liberdade de dizer: fiz tudo que havia para ser feito, se não deu certo, não era pra dar. As vezes a gente nao consegue superar uma pessoa porque fica naquela ilusão de achar que tudo poderia ter sido diferente.
Os eternos são isso que gente já sabe, o tal do desejo realizado pela metade. Quanto mais a gente tentar esquecer e fingir que esqueceu mais desejados eles serão. Você pode até excluir do orkut e MSN, mas se um dia ele te colocar contra a parede... Pronto, é o mesmo que girar o botão do fogão até o maximo. Se tentar esquecer e afastar não tá dando certo, é hora de mudar a estratégia.
Existem pessoas que a gente nunca esquece, mas nenhuma é insuperável.

Que vocês acham?

15 comentários:

Lay disse...

era simplesmente isso que eu tava precisando ouvir para ter coragem de fazer algo que to adiando a três mes =~~~



parabens! vc é o cara!

rafael disse...

ta faltando uma variável viu dudu.
hehehehe
^^


mas parabéns, mais um belo texto.
:D

Sonnale Ranielly disse...

"Se você quer vencer um eterno, enfrente-o".
Cara, tu escreveu minha história! o/
E isso, é a mais pura verdade, fui de frente com o eterno, e tô com ele até hj! ^^ [não é um tempo loongo, mas o suficiente pra saber que sou muito mais feliz!]
Venci a tentação da 'tecla delete' e hoje eu descobri que a circunstância da minha vida, fez o que eu apertasse Shift e ser feliz!
Parabéns,
e continue escrevendo assim, mais e mais.

Glenda disse...

Duuu...
vc falou tudo q todas nós qremos falar mas não conseguimos expressar ...
Essa é a mais pura verdade.. é o "Arrisque"...
o resto a gnt v depois =D

Simplesmenteee adoreeiiii..
Assim como amo tds os seus textos... mas essee ^^..

=*

Cecis disse...

"Existem pessoas que a gente nunca esquece, mas nenhuma é insuperável."

*.*

...tu existe mesmo, Edu? =*

Anônimo disse...

A mais pura e crua verdade.;)

Berg

Rayssa disse...

Du, infelizmente tô em JP e não posso sair correndo, virar a esquina, e dar um beijo na sua bochecha! Meu Deus, o q faria sem vc? Me mataria com certeza!
Esse texto foi p/ mim! Sério msm, tava precisando ouvir isso...e ngm melhor do q vc p/ jogar td isso na minha cara!!!
EU TE AMOOOO D++

ps: qnd xegar em casa..vou ae...UM XEROOOO

Quanta Luz disse...

É... definitivamente todo mundo tem um eterno. rsrs inclusive eu hein! Sonnale que comentou ai em cima, teve sorte de estar com o cara que é o eterno dela... Para quem não tem... Bom, é como diria uma grande amiga minha: "vamos brindar ao desapego!"
rs

Larissa Lynda disse...

kkkkkkkk
ah dudu engraçado!!!
faço minhas as palavras de rafael!


otimo texto du!
ta auto-ajuda geral! ta vendo... vc ajuda todas as mulheres com seus textos!

xero!

Anônimo disse...

Edu, esse texto me fez lembrar uma música que adoro, em um de seus trechos tem o seguinte: "Não te dizer o que eu penso
já é pensar em dizer"...Por isso a importancia do colocar pra fora de todos os sentimentos..Bjão..Heli

Anônimo disse...

Caramba Edu. como tu me faz pensar com esses textos. E lendo assim eu sempre percebo que tudo isso que vc diz é verdade!

ai ai

owww, brigada por tu existir edu!! =***

Larissa

gustavo disse...

Nuossa! Li esse ótimo post e passou um filme (flashback) na minha cabeça. Desde conversas de "ombro amigo virtual" e auto-aconselhamento, passando por I'm Scared (L) e o desafio de tentar esquecer.
Claro que não na mesma sequência, porque aí eu teria medo de tanta coincidência haha xP

concordo com tudo!

abraços

Ky disse...

esse vc tava estava a caminho da energia...
nao sei se gosto mais dele ou do lance da esquizofrenia...

bjao

Carol disse...

Hm, sem comentários né? tirando o susto que você me deu nos minutos finais do texto, mas... é a pura verdade :) Nós sabemos muito bem como é isso né? kkkkkkkk Esse assunto dá o que falar... porque todos nós temos alguém cujo o amor que a dedicamos um dia foi o galho que nos sustentou para não cairmos no penhasco chamado solidão. Tem gente que insiste em ficar ali agarrada naquele fiozinho de esperança e não enxergam nenhuma outra solução; outras não tem mais forças para sustentar aquela situação e acaba sucubindo nas frustações de um futuro planejado que nunca chegou.Entretanto,existem outras que fazem desse galho suporte para chegar ao alto e ver como tudo é mais bonito lá de cima, mas no fundo reconhece que não teria dado tanto valor a isso se não fosse aquele galhinho que um dia serviu de ponte para sua superação :)

Kris Janainne disse...

Conheci seu blog ontem e simplesmente ameeeei! cara que textos! Parabéns! Estes do "eterno" são tuudo! Adorei msm!
Ahh, tu passa teu msn para conversas rsrs tô abusando já, e mal cheguei rsrs
Bjs

Postar um comentário

Subscribe