3/22/2009

o que elas odeiam neles

Postado por Quanta Luz |

Durante o final de semana estive pensando no que falar pra vocês hoje. Confesso que me apoderei de um pequeno mas ameaçador sentimento de não ter nada o que dizer. Até que no domingo, sentado no parapeito da minha janela absorvendo vento e sol poente, uma música começou a tocar na rádio. Era "If I were a boy", da Sasha Fierce (antiga Beyoncé), a que escuto agora. Achei que nada mais apropriado do que trazê-la para nosso sofá vermelho.

A letra da música fala sobre a mulher colocando-se no lugar do homem numa relação. Então ela sai pra tomar cerveja com os "caras", desliga o celular desculpando-se que estava quebrado e sai traçando suas próprias regras. Fiquei pensando...
Não conheço nenhuma mulher que não tenha se queixado pra mim sobre os erros dos namorados, ou seus quase-namorados, categoria muito recorrente hoje em dia. Por outro lado, ainda que o número de homens que fazem parte do meu círculo de amizade seja menor que o de mulheres, eles nunca vieram delatar erros mas no máximo expressar, sem tom de gravidade, insatisfações, de fato, pouco relevantes.
Fiquei do lado delas e decidi fazer uma enquete via MSN, com elas. Colhi algumas respostas. Todas eram basicamente as mesmas.
Uma das constantes foi a falta de atenção. Não pude deixar de imaginar os barrigas de cerveja assistindo o jogo enquanto as mulheres são impelidas a intrometer-se nessa sagrada relação homem-futebol. Claro que é uma típica cena clichê, repetida em novelas, mas que é uma adaptação bastante coerente da vida real.
Eis algumas respostas quando questionadas sobre o que eles faziam que as irritava ou gerava briga (prometi não revelar nomes):


"Odeio quando [ele] finge que tá me ouvindo, mas fica no modo off line, repetindo apenas humhum. Os homens são práticos demais, e isso irrita um pouco."


"O que irrita é o telefone desligado, falta de compromisso"

"O que gera briga e discussao: nao prestar atençao no que eu falo"


A pergunta é: eles realmente não prestam atenção? Se sim, por que?
Eis o seguinte... Os homens não são seres com déficit de atenção. Pelo contrário, não perdem o foco das atividade para as quais são impelidos. O problema é que eles não acham que o que elas defendem e afirmam seja uma tese a ser levada a sério. E não levam a sério por achar que elas estão hiperdimensionando os problemas. Talves os homens sejam realmente práticos, demasiado práticos. Ou talvez "Humano demasiado humano" como na obra de Friedrich Nietzche. Nunca cheguei a ler o que o filósofo escreveu ali, mas me estimula agora a observar um patamar que estudiosos têm recorrido ultimamente para explicar os homens e as mulheres: a organização cerebral, numa visão puramente humana e fisiológica. Será que serve?
Fui na minha prateleira de revistas buscar uma edição especial da Scientific American que eu tinha comprado há um tempo atrás. Tratava sobre o conjunto de atividades e funções do cérebro humano, e na verdade nem dei muita atenção na época. Pulando termos técnicos e procurando o que interessa fui até o artigo que identificava as diferenças e habilidades específicas de ambos os cérebros, masculino e feminino. Não resisti e transportei os dados técnicos para dentro do nosso contexto.


Elas
:
1. são mais rápidas em identificar e reconhecer elementos que pertencem ao mesmo grupo (leia-se capacidade de reconhecer um mulherengo da pior especie em qualquer lugar)
2. ótima memória para detalhes pequenos e quase imperceptiveis (tipo quando ele esqueceu de ir pegá-la no local e horário combinado).

Eles:

1. são bons em vizualização imaginárias de um objeto ou "imaginar como seria rodar este objeto tridimensional" (sabe aquela bunda mais tridimensional impossível que não passou despercebida?)
2. excelente destresa motora que envolvam alvos e interceptar projéteis (aquela bola que ele agarrou, brincou e chutou e que veio daquele grupo que jogava uma pelada ali do lado, isso enquanto você conversava sobre como conciliar os horários dos dois. Detalhe: ele não sabe fazer duas coisas ao mesmo tempo, você ficou muda por alguns segundos).

Uma das vítimas da minha enquete entreviu essa coisa do cérebro masculino. Olha o que ela disse:

"[O que me irrita é] o fato de a maioria deles não compreenderem a cabeça feminina. Mas em relaçao a isso eu já fiquei meio apática. É algo que chega a ser biológico. Sao duas formas diferentes de pensar."

Tá, é verdade. Não se nega que exista uma causa histórica pra essa conversa toda. Os homens da pré-história utilizavam o cérebro masculino para desempenhar a boa caça, defesa do grupo e desenvolvimento de armas. Ocupados em atividades práticas, que exigem foco. Sendo assim, é de se compreender a dificuldade do homem em prestar atenção nos assuntos delas e em lembrar o que elas querem que eles lembrem. Essa corrente de pensamento tem a pretensão inclusive de justificar a traição masculina. Defender o homem viril que é responsável por proteger a espécie perpetuando-a. E em nome dessa premissa rola um senhor bacanal que não acaba mais... Tudo porque procriar com mulheres diferentes é mais vantajoso (algo relacionado ao benefício da variabilidade genética).
Justifica?
Nem de longe. Não somos animais irracionais. Os homens não caçam mais, não tem que defender o grupo de ameaças e quanto a desenvolver armas, só se for a fiação elétrica que ele se meteu a consertar e explodiu quando você acendeu a luz.
Hoje, mais do que nunca, as relações humanas com seu modo de viver e pensar, são outras. Está fora de contexto o homem que trai e mente. Elas reclamam:

"[sobre gerar brigas] Nao tem como nao citar o clichê mentira. desde a mais simples (por exemplo, se achou a roupa feia, diga!!!!), ou até coisas mais complexas, como traição"

O homem deveria esquecer um pouco sua memória pré-histórica (se é que ela ainda está lá e tudo é apenas hábito). Tentar concentrar-se mais naquilo que não lhe é intrínseco. As mulheres querem ser ouvidas, satisfeitas, desbravadas. Não existe mais isso de mistério feminino resguardado como um segredo inviolável. O que falta aos homens é perder a vergonha de interessar-se sobre o que elas anseiam e pensam, tentar compreende-las e conseguir. Falta ao homem realizar sacrifícios. Cansei de ouvir delas que elas vão a lugares que não se sentem bem, fazem coisas que não gostam em nome deles e do relacionamento. Não é feio submeter-se, afinal é contra o equilíbrio ser sempre dominador.
Tenho ouvido por muito tempo o que elas dizem, e nada muda. Elas não recebem a ligação no dia seguinte, eles não se resolvem (se é que querem), as vezes são evazivos como quem quer garantir alguma coisa que não sabe se quer, ou até mesmo relegam a elas o valor que não merecem e por causa disso perdem a oportunidade de compartilhar momentos com esses seres fantásticos que são as mulheres. Quem em sã consciencia prefere as curvas da bola do que as curvas delas? Será insegurança?
Gabriel Garcia Marquez disse: "As mulheres só se entregam aos homens de ânimo resolvido, porque lhes infundem a segurança que tanto anseiam para enfrentar a vida."
Falávamos sobre a música "If I were a boy" logo quando sentamos no sofá hoje. Agora essa vai pra os homens: que tal "If I were a girl"? Como seria? A troca de papéis é válida.
E pra finalizar esse texto que ficou mais longo do que eu previa, vai uma opinião bastante intrigante na verdade. Prova de que a chave da questão é o homem descobrir a si mesmo numa mulher.

"O que eu não gosto neles? Sei lá... O pinto deles. Eu prefiro homens afeminados."

Pois então.


(agradecimento especial a Olga, contribuidora aquariana que trouxe o memorável Garcia Marquez a luz do nosso sofá vermelho).

15 comentários:

olga disse...

"Quem em sã consciencia prefere as curvas da bola do que as curvas delas? "

Achei genial!

Quando vi o clipe dessa música me deu muito o que pensar, a cena em que eles "destrocam" de papel eh a melhor pra mim.
E daí me vem tu e tira um texto desse, quase uma conversa com embasamento teorico. Muito do que eu às vezes tento explicar tah ai, bem melhor do q eu poderia dizer *-*.

Não, vc n devia ter largado jornalismo ¬¬

Soh tenho uma crítica a fazer, acho que de certa forma você tah puxando demais a sardinha pro lados das mulheres, que venha um post puxão de orelha futuramente xP.

E depois de um agradecimento desse eu soh posso mesmo dormir em paz. Lembrando que estou aqui sempre as ordens o/

=*******

Anônimo disse...

Duuu...amei...ficou ótimo como sempre...!!

Não, vc n devia ter largado jornalismo ¬¬ [2]

Sab, q no fim....é tudo assim...como vc disse, simplesmente uma questão de se colocar no lugar/situação do outro!
Te amoo....xerooo

Anônimo disse...

Ótimooooo texto du!

é otimo descobri coisas do universo feminino atraves das suas palavras... sao coisas que estao na nossa frente mas que nem sempre a gnt vê!

beijO
;D

Lynda

Anônimo disse...

ok, eduardo, vou descordar pela primeira vez, em parte, de um texto seu.

1º "seres fantásticos que são as mulheres"

Realmente são, mas não ao ponto de eleva-las a tal patamar, e subjugar nós, homens, como se fossemos culpados por tudo de ruim na vida delas.

Fale tbm dos seus defeitos, da falta de praticidade, das complicações, do emocionalismo exarcebado, dos ciúmes doentios, da irracionalidade quase sempre operante, da futilidade em meio as necessidades, das brigas sem motivo, da TPM psicológica (sim, existe TPM psicológica = neura, e TPM fisiológica), enfim.

2º "Quem em sã consciencia prefere as curvas da bola do que as curvas delas? Será insegurança?"

Resposta: as bolas, as vezes, são mais compreensíveis e não gritam.

3º "A pergunta é: eles realmente não prestam atenção? Se sim, por que?"

Resposta: Prestam sim. O fato é que, existem homens e homens. Digamos que, há o princípe e o sapo. O primeiro em livros, contos... O segundo na esquina da rua mesmo. Portanto, conformem-se.

4º "O problema é que eles não acham que o que elas defendem e afirmam seja uma tese a ser levada a sério. E não levam a sério por achar que elas estão hiperdimensionando os problemas."

Resposta: Temos a certeza que elas hiperdimensionam os problemas. Um ser que briga com o marido porque ele quer tomar uma cervejinha no fds, e a partir desse motivo começa a levantar 1001 hipóteses, realmente não merece ser levada a sério. Desde quando reclamamos quando as acompanhamos ao shopping? No máximo diriamos: Saco! (Falando de homens de fato, claro. :P)

5º Mas, não devo negar, a demasiada importância que elas exercem sobre nossa vida. Sem elas morreríamos por inanição, verbi gratia. :) (pelo menos eu, sim.)


PS.
"If I were a boy" - tema de fran e max (bbb). hahahah. ficadica. ;)

Quanta Luz disse...

Ofereci uma perspectiva a favor das mulheres que me rodeiam.
Mas é de se reconhecer que também existe a perspectiva deles, como rafael tão bem colocou.
E ai gente, o que vocês acham?
Acho que está vindo texto com sabor de revanche por ai...

Rebeca disse...

o filme "se eu fosse vc" fala bem dessa troca de papeis e tal :P


mulheres tendem a complicar sempre demais as coisas, isso é estressante, claro que sair com os amigos p beber e jogar sinuca é bem mais divertido do que ir fazer um lanche com a namorada na praça, eu as vezes penso mais como um homem, o que acaba invertendo os papeis, e eles (tb muito complicados de sua maneira) acabam achando que a gente ñ discute por que ñ tem interesse

Quanta Luz disse...

Ótimo ponto de vista rebeca! Interessante saber que mesmo algumas de vocês acham o gênero feminino complicado.
Mas como assim vocês não discutem? E não são sempre elas que dão o primeiro passo para discutir a relação?
É algo como algumas serem regras e outras, como você, exceções?

Anônimo disse...

Ameiiii...
tah de mais em?
isso tem que ser publicado
e todos os homens teriam que ler isso
ah s eles quisessem entender as mulheres...
:)

Anônimo disse...

Rayssa! diz:
O que torna a convivnecia dificil com as mulheres? Você concorda que elas são complicadas? Por que?

Doug diz:
Dificil nao eu acho trabalhosa. Pq? a mulher como todos nos sabemos passam por um momento dificil que se chama mestruaçao, e nesa periodo elas mudam um poco ow completamente o seu temperamento e fikam mais sensives, nisso se vc fala algo normal ( para o homem) a mulher pod achar totamelnte diferente e nisso pod sair uma discuçao. Eu acho que muitas vezes o homem tem que entender esse momento da mulher e ser um poco mais paciente. Mas eu nao acho elas mais complicadas eu acho a mulher um ser mais complexo que o homem, no o qual devemos nos esforçar para entender um pouco mais sobre a mulher. Assim como qualquer vida a 2 tem que haver mutuo respeito, e sendo assim tem tudo pra dar certo


Eaew mano mutito massa o blog ^^

Claro que ninguem eh perfeito mais na medida do possivel eu tento da a atençao pra minha namorada que ela merece :D

Larissa disse...

"E em nome dessa premissa rola um senhor bacanal que não acaba mais... Tudo porque procriar com mulheres diferentes é mais vantajoso (algo relacionado ao benefício da variabilidade genética).
Justifica?
Nem de longe. Não somos animais irracionais."

Adorei isso!

Pra mim traição é a pior coisa num homem...tá certo que não é uma caracteristica exclusiva do especimes do sexo masculino, mas está presente em maioria neles...

enfim, ótimo, post...pra quem não tinha inspiração, até que rendeu bastante!

xD

Anônimo disse...

é por isso que até hoje se discute essa relção
homem mulher
mulheres fazem amor homem faz sexo
mulheres sao de venus homens de marte....
e por aí vai...

é tudo complexo. intrigante. mutável.

e isso é que torna a relação homem mulher sempre
uma deliciosa briga sem fim...


beijinho. otimo post.

mera

Icaro disse...

ótimo texto. :D

já ouviu 'super-homem (a canção)' ? só acrescenta à mensagem do post. x)

comentários engraçados ficam pro msn. :P

Amanda disse...

A gente tem q ser indiferente... fazer com q eles tenham medo de perder o q tem!!
é difícil se manter indiferente, eu nunca consegui
kkkkkkkk

Marina disse...

A D O R E I

seu ponto de vista

preciso nem dizer que ficou show neh?!

sabe qual foi o ponto que vc acertou??

o pensamento pré-histórico...
é bem verdade que em tudo eles tentam justificar no seu biotipo

"é biológico" ¬¬

o que me dizes das paraplégicos e tantos outros deficientes que contrariando SUA FORMA BIOLÓGICA
praticam esportes que exigem muito???

então a resposta não é o biológico...

chega disso...
eles precisam querer entrar no nosso mundo tbm...
pensar e compreender ^^

Anônimo disse...

Seguintee .. vamos combinar que os homens são assim como Edu falou, mas que nós, garotinhas, também temos nossos 'ataques sem grandes motivos'!
Não é que o homem queira nos trocar/comparar com uma bola de futebol, é questão de gosto. Do mesmo jeito que AMAMOS jogar conversa fora com as amigas e passear no shopping, eles amam o futebol ou video game, enfim... Pensamos 'Como eles não gostam disso?' e eles pensam 'Como elas odeiam isso?' (não vamos generalizar, né, até por que existem mulheres, como eu, que adoram Futebol \o/).
Outro ponto que eu fico com um pé meio atrás em comportamento masculino é a [irritante] justificação: A carne é fraca! Como assim? Vocês (homens) acham que 'a carne' feminina é forte o suficiente pra aguentar qualquer justificativazinha medíocre como essa? ¬¬° Enganam-se, rapazes! Vocês sentem vontade de trair (e traem), mas as mulheres também tem. A diferença é NÓS PROCUARMOS NOS COLOCAR NO LUGARZINHO DE VOCÊS! 'Por que eu vou traí-lo se nossa relação está tão bem? Por que eu faria isso se eu gosto realmente dele? Aquela briguinha do fim de semana não justifica essa atitude terrível!' À partir do momento em que se assume um relacionamento sério com uma pessoa, no pacote 'Quer namorar comigo?''Sim!' vem incluso: companheirismo, amor (paixão), partilha, confiança e FIDELIDADE! Se o garotinho quer sair por aí pegando geral, não assuma relacionamento! Quando um homem quer ficar com outra mulher, terminar o namoro é bem melhor do que trair (mas saiba que para meninas inteligentes não terá volta). Isso não é falta de consideração: é respeito! Acho que ELES deveriam se colocar no nosso lugar nessas horas. vale a pena mesmo perder aquela pessoa que tá ali do seu lado sempre e que gosta de você, trocando-a por uma qualquer? O homem conhece a namorada que tem e sabe quando ela é digna de sua total confiança. Então, cara, se você sabe que sua namorada te considera de corpo, alma, coração e sentimento, POR QUE TRAÍ-LA???? Não consigo entender isso! (não generalizando mais uma vez: existem mulheres que traem e homens que não traem).
Outra coisa que nos irrita: 'eles não tem sentimento'! Acho que esse não é o problema. Lógico que eles também amam! Mas, o problema, nesse caso, é a gente. Nós nos preciptamos em dizer EU TE AMO enquanto eles preferem uma certeza maior. Se eu conheci um cara semana passada, hoje digo que o amo e amanhã eu tenho um ataque de nervos e termino tudo por uma coisa tão mínima, pra no outro dia sair de mãos dadas com o novo 'homem da minha vida' foi amor? Eu sou totalmente a favor da ala masculina nesse aspecto! De que adianta ele dizer o que a gente quer ouvir por pressão (Eu amo você! ... Você não vai dizer nada?! ... Você não me ama, né?! EU SABIA!!! Grosso, insensível!)? Mais dia, menos dia, você saberá! Não adianta forçar a barra com o garota, e vamos combinar, ninguém é obrigado a nos amar né? aah, e se você quer ter certeza do sentimento de um homem, preste atenção no que eles fazem e não no que eles dizem (por livre e espontânea pressão).

Parando por aqui já... ^^
S.S.

:*

Postar um comentário

Subscribe