4/04/2009

o que se fala quando não se diz

Postado por Quanta Luz |

Estava eu num rodízio outro dia, procurando espaço pra enfiar um último pedaço de pizza de chocolate guela abaixo, quando esse post começou a tomar forma. Bom... olha eu ali né, aquele indivíduo que as pessoas dizem sofrer de "corpo malagradecido" no seu enésimo pedaço de pizza, dividido entre a atividade repetitiva da mandíbula e a conversa alheia. Mas é exatamente nessas horas de brejo mental que surge o que os designers (como eu ;D) chamam de insight.
Foi um insight forçado, na verdade. Vizualizando...
Temos uma menina sentada na minha frente e um menino chegando com algazarra. A menina, sorridente, reconhece o menino. A menina levanta da mesa e vai falar com o menino. Menino e menina conversando num reservado. Os dois se seduzindo. Gol! Sem impedimento e bem dentro da área. :D
Tá, todo mundo faz a metáfora do futebol. Mas é que "dar em cima e levar" é realmente um jogo, e que envolve muito mais aspectos do que a gente imagina.
Fiquei um tempo olhando aquela menina, analisando. Era como se ela fosse um conjunto de dados, letras e números se combinando todos ao mesmo tempo. De repente era como se eu estivesse lendo o corpo dela porque todos os movientos eram tão evidentes e denunciadores que ela havia se transformado em um livro aberto, com prólogo, capítulos e ponto final. Vou contar...

Primeiro ela apoiou o peso do corpo em uma das pernas e elevou o braço esquerdo para tras do pescoço, como afagando o cabelo. A cabeça pendeu levemente para a direita acompanhada de um sorriso torto. Ele inclinado pra ela com uma perna mais a frente que a outra, a cabeça também inclinada e as mãos com a vontade reprimida de avançar. Depois, já na intidmidade, estavam os dois numa mesa a parte, ele com os braços envoltos nela e ela com a cabeça baixa virada para o ombro. Mais ou menos como esse casal de arara ai.

Registrei aquela cena numa fotografia neurológica (?) e parti atrás de um embasamento teórico pra explicar aquela linguagem muda. Encontrei "O Corpo Fala" de Pierre Weil. Achei que seria aqueles livros super decepcionantes que deixam a parte prática e interessante pro final... E era! ¬¬ Fui passando o olho, folheando as páginas sem esperança até que pra minha surpresa encontrei o seguinte: "Mãos afangando os cabelos: prazer sensual". E também: "...quando as pessoas acariciam distraidamente um gatinho ou a pelúcia de um sofá demonstram seu desejo inconsciente de contato sensual". E pra completar descobri que o braço dele por cima dela indica "quero subjugar você" e a cabeça dela inclinada pra baixo subentende "Você me domina".
Mon Dieu! A noite daqueles dois deve ter sido um "welcome to the jungle" enlouquecedor né?
Então.
Escutei alguns depoimentos sobre os sinais que elas emitem e a forma como reagem em duas situações básicas: quando estão sendo receptivas a um menino e quando não estão sendo. Let's see!

Receptivas:

"hummm...tenho sempre um sorriso diferente, sempre olho, mas nunca encaro."

"Um sinal obvio é mecher no cabelo... não que ele vá entender que o sinal está aberto com isso, mas é instintivo arrumar o cabelo."

"eu olho nos olhos e logo depois desvio. Mexo na minha franja. Fico séria, sem sorrisos...
no maximo um meio sorriso....Mas sou simpática apesar de não esta sorrindo! Arrumo a roupa."

"Estampo aquele sorriso que não sai de jeito nenhum chega minhas bochechas ficam doendo. Alisar o cabelo é de praxe: se a paquera está sendo de ambas as partes com certeza eu estaria nervosa ( nervosa = alisar os cabelos). "

"Tenho sorriso diferente (sou mais simpatica). Pego no cabelo de forma diferente, com certeza...
hmmm quando estou sendo receptiva também tem um toque diferente...E quando é mais intimo assim, se tratando de amigooos que se paqueram... uma ajeitada na sobrancelha dele eh ma-ra"

Um coisa é certa: elas tem um sorriso diferente e ajeitam o cabelo. Agora vai saber que sorriso diferente é esse né? Pode ser um canto de boca, de muitos dentes, de nenhum. Mas acho que um sorriso receptivo a gente reconhece. Dizem que o de canto é sarcático, como se dissesse "você ficar comigo? Tenta pra ver...".
Já quanto ao cabelo eu realmente nunca havia parado pra pensar nisso. Vejo tanto elas alisando ocabelo que nunca tinha percebido que o fazem em momentos de insegurança ou até de nervosismo. (ah, e aqui entre nós, vamos fazer de conta que não existe aquela hora que vocês mexem no cabelo pra verificar as pontas duplas ¬¬).
Ok. Vamos ver o que elas fazem quando não estão abertas... a ficar, claro.

"cara fechada, braços cruzados, batidas de pés, desvio o olhar"

"fico bastante inquieta, limitada a responder... meu olhar é desviado facilmente e evito contato, qualquer tipo de contato corporal"

"fico mais seria, de braços cruzados que mostra que a pessoa está fechada e a qualquer momento pudesse te mandar pastar. Prefiro ficar de costas ou de um angulo que nao de muito pra me ver"

Hmm. Cara fechada, braço cruzado, inquieta, devia o olhar. Parando pra pensar, é tudo meio obvio não é? Mas a gente nunca para pra observar mesmo essas coisas. Na verdade, somos sempre muito afoitos e quase nada reflexivos. Sinais sutis passam despercebidos.
Os pés, por exemplo. Diz Pierre Weal ainda no seu livro que os pés estão sempre apontando na direção dos nossos desejos. Então, talvez uma olhadinha de leve revele se aquela pessoa que você tá dando em cima quer realmente você (mulherada, não esquece de fazer as unhas dos pés hein!). Ah, e tem também as mãos! Mostrar as palmas das mãos e a região posterior do pulso é um ótimo sinal, de sensualidade inclusive. Os fumantes, por exemplo, usam desses sinais muito mais facilmente na hora de segurar o cigarro (maysa que o diga!).
É boys and girls, o corpo fala! Seja pelos pés, mãos, ou cotovelos (será que vem daí aquela expressão?), estamos a toda hora falando sem dizer. E nesse falatório descabido cabe ao bom observador captar a mensagem.
As vezes a gente não quer, mas faz que sim com a cabeça. Diz que não e tá doido pra se atirar. Diz que hostiliza até o fim da vida e tá coçando as mãos pra ligar e dizer que ama. E tem vezes também que a gente esperneia, bate na cara e termina em um beijo. Vai entender!
Aiai, o ser humano e sua habital falta de sanidade. Nada realmente é o que parece.
É... Encerramos nossa conversa de hoje com uma lição que nossa amiga trouxe sobre como NÃO ser uma pessoa receptiva.

"Finjo que ele é um ponto invisivel no espaço... imperceptível!"

Ui.
Não queria ser esse cara hein!

17 comentários:

Gabriella Diniz disse...

"Mon Dieu! A noite daqueles dois deve ter sido um "welcome to the jungle" enlouquecedor né?"

HUSIOHOSUIAH
Adoro teus textos!

Concordo com tudo que você falou aí. ;)
Saudades, Edu!
:**

Larissa disse...

Mon Dieu! A noite daqueles dois deve ter sido um "welcome to the jungle" enlouquecedor né? [2]



Realmente, ahsuhaushuas
muito engraçado o texto...

bjo ,Du!

ingrid disse...

"Postei... mas n tem nada demais n... é normal o texto!"
¬¬
hum...
vc sempre é fantastico... ate qndo n qr!=D

"welcome to the jungle", a-do-ro!

Rafael Carvalho disse...

quando eu penso que não vou ser mais surpreendido, lá vem você e surpreende de novo. ¬¬

adorei esse vei.
:D

Helline disse...

ADOREIIIIIIIIIIIIII

Quanta Luz disse...

ufa! Já tava esperando a retaliação sobre esse texto. Achei que não fosse agradar!!
Que bom que gostaram! xD (felicidade level máximo)

um xero no pescoço pra todo mundo! rs

Rebeca disse...

"fico bastante inquieta, limitada a responder... meu olhar é desviado facilmente e evito contato, qualquer tipo de contato corporal"

ñ sei quem foi a guria que disse essa frase, mas somos 2 \o


texto foda p variar edu \o, tu devia voltar a fazer jornalismo, sem largar d.i., claro XD

Marina disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk

é por isso que se diz que falamos muito mais por gestos do que palavras...

perfeito o texto!!

falta eles aprenderem esses sinais neh?!
auhauahaua

Anônimo disse...

O bom é quando nao há nem sinal de fumaça...rsrsrsrsr..... e as coisas se ficam como em uma partida de Poker, que não se sabe que cartas se tem nas mãos e você arrisca um ALL-IN, dai so a sorte pode dizer..

Otimo Brother..!!!

Berg disse...

o post ai de cima ^^^^^autor BERG...

Rayssa disse...

Eduardo...se aquele casal descobre q vc escreveu sobre eles...tsc, tsc, tsc..eram capazes de te contar o q houve durante o resto da noite...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.Seu texto tá ótimo como sempre....E realmente, mexer nos cabelos...é de praxe..kkkkkkkXeroooo

Larissa disse...

aushuahsuha...rindo com os comentários!

O texto é ótimo como sempre, mas o anterior foi f*deroso! Acho q a temática dele conquistou todo mundo....

Continue assim, viu??

Carol disse...

Tá vendo como somos óbvias? não sei o porque de tantos homens tentam em dizer que não nos entendem depois de tantas dicas dessa! Esses pequenos gestos de uma mulher, tanto como o olhar, nunca nega nossas verdadeiras intenções...
acho que muitos homens bem que poderiam ter umas aulinhas de interpretação! :D

amanda disse...

"fico bastante inquieta, limitada a responder... meu olhar é desviado facilmente e evito contato, qualquer tipo de contato corporal"
.... somos 3!!! kkk

=D

worm disse...

"e a região posterior do pulso é um ótimo sinal, de sensualidade inclusive."

assino embaixo :P

e no começo do post eu me vi em vc, observando a matemática do comportamento das pessoas :x aehueahuaeh

texto foda o/

Icaro disse...

"Aiai, o ser humano e sua habital falta de sanidade. Nada realmente é o que parece."

isso tem me tirado o juízo nos últimos cinco meses. :x

Kácia disse...

o Bob Bomba totalmente! ;]
Mais do que nunca teus pensamentos e sonhos trazem um texto fantástico.

:*

Postar um comentário

Subscribe