5/06/2009

a-eme-o-erre

Postado por Quanta Luz |

No fundo a gente não sabe de nada. O que a gente espera de uma pessoa ou de um relacionamento tem uma grande chance de não ser absolutamente o que nós realmente queremos. Não tô falando em criar expectativas que não vão ser correspondidas. Falo de estar completamente enganado.

Imaginem que nós somos peixes e o amor é um pedaço de carne preso num anzol. Essa busca por alcançá-lo segue o mesmo princípio de um peixe que vai até a carne: tem fôlego infinito e só enxerga aquilo que procura. Nessa jornada a gente faz qualquer coisa... vai de encontro à correnteza, se perde do cardume e nada veloz inspirados pela recompensa que significa alcançar aquele amor ou, para o peixinho, o pedaço de carne. Para a tristeza comum logo que abocanha o "amor" o peixe tem a infeliz constatação de que está preso no azol, e luta pela vida com a mesma força que lutou por seu objetivo.
Ai eu penso...Será que não somos meio isso? Assustados, nos damos conta que, talvez, tenhamos vivido numa procura semi-eterna daquilo que nós, afinal, não queremos e nem sabemos o que é direito...As vezes a gente quer tanto tanto tanto uma coisa que esquece "por que" queremos. É possível que aquele desejo antigo seja fruto do que nós sentíamos há tempos atrás e que, por hábito ou convenção, determinamos que ainda sentimos.
É algo a se pensar.
Hoje a gente fica com uma pessoa, com duas depois de amanha, ai passa tres meses enfiado num kit sorvete-DVD pra depois achar alguém que, com alguma sorte, será o seu par no dia dos namorados... e que talvez seja até o Natal. Ai depois, um dia, seja porque ele não te dá atenção ou porque tudo convergiu pra dar errado, você termina o relacionamento... mas continua amando, sabe-se lá porque. Você chora aquele choro esperniado, e isto é compreensível. Depois esse sentimento dá lugar a uma tristeza conformada e você até assume que superou tudo com brilhantismo. Mas ai...
Pah!
Basta um miligrama daquele amor "do ano passado" pra que todos os litros de sangue do seu corpo se contaminem pelo desprazer maravilhoso de render-se aos braços da pessoa que lhe agride porque existe! Uma coisa eu digo: não se deixa de gostar de alguém a menos que você consiga olhar nos olhos dela e somente ver a pupila que se dilata. Quem ama invade a alma do outro através dos olhos e para lá viaja com a passagem de volta marcada para o dia de nunca mais.
Eu acho que um relacionamento de verdade é feito para se dividir uma existencia, para que você tenha a certeza de que em algum tempo, em algum lugar, você foi o incio e o fim do mundo para alguém. E o amor é o combustível. Entende? A força propulsora, o cerne da questão, a razão de ser feliz... E não aquilo que te faz mal, que te põe na fossa. Não não, tenha certeza que quando você estiver lá a culpa é de tudo, menos do amor que você sente por uma pessoa e muito menos dela própria. Basta se encarar no espelho e perguntar-se por que está chorando, e sem usar qualquer conjugação do verbo amar. Você vai ver como vai sair os "preciso", "quero", "tinha" e ai você compreende que chora por causa das falhas e lacunas não preenchidas da coluna vertebral de sua alma. A não correspondencia de sentimentos entre duas pessoas deveria ser uma constatação e não uma tragédia antológica.
Mas ainda que eu dissesse tudo que se há pra dizer sobre como amar e não sofrer, ainda assim, de nada adiantaria. Isso porque a gente se nega a acreditar que não será nossa, a maior história de amor de todos os tempos. A gente fecha os olhos para a feiura do alface no dente e prefere permanecer no mundo paranormal da perfeição.
Mas eu não parei de acreditar que tem alguem ai em algum lugar pra mim... Pra nós. Os sonhos podem até ser armadilhas e apaixonar-se ser imprudente. Mas amar... Sei lá...
Acho que o amor tem a ver em desfalecer com um sorriso ou ser fatalmente atingido por um jeito de olhar. Deve ter a ver com querer calcular a equação que rege o balançar do cabelo ao vento, ou o interesse em conhecer as ondas que saem vibrando com tanto poder da garganta que propaga o riso. Acho que amor é conhecer, saber e compreender-se um ao outro de uma forma tão profunda e clara que os pensamentos vão de um pro outro sem precisar ser ditos. Deve ser amor sim quando as vezes a imagem daquele rosto vem na cabeça, sem querer, e o dia de repente é o mundo melhor que tanto sonhamos. É sonhar e não ficar preso no anzol. Amor tem a ver com ser completo para viver em conjunto, e assim um ser o suporte do outro. Amor só pode ser o brinlhante destino de se viver em uma conjução perfeita e forte que é o acima de tudo e o apesar de nada.
Isso é amar.
Isso é o amor...
e nada mais.



16 comentários:

Anônimo disse...

*-*
(sem comentários)


ingrid

Larissa disse...

...

T.T

chorei....:X

Sofia disse...

perfeito, poderia esse texto se a definição do amor!

Maína Albuquerque disse...

MUITO bom!

Gabriella Diniz disse...

O que dizer? Concordo com absolutamente tudo no texto. =)
Muito bom mesmo!

:***

Icaro disse...

amar é muito simples pro tanto de complicação que vem junto. acho que é por isso que é tão bom.

que graça teria se fosse tudo previsível? você pode até juntar todos os fatores de um certo amor e traduzi-los numa equação, mas não há matemático dos sentimentos que consiga calcular as variáveis do querer. é um vórtex de cores que dá graça ao que se sente, e de tão dinâmico nem se sabe se vem da gente ou de algum outro lugar. te faz rir e te faz chorar. te faz viver.

muito bom o texto, edu! x)
strong enough! ;D aheiuah

Larissa Lynda disse...

só tenho uma coisa a dizer: recordar é viver! :x

:*

Rebeca disse...

"Uma coisa eu digo: não se deixa de gostar de alguém a menos que você consiga olhar nos olhos dela e somente ver a pupila que se dilata. Quem ama invade a alma do outro através dos olhos e para lá viaja com a passagem de volta marcada para o dia de nunca mais." muito bom edu =)


citando e o vento levou : "o amor é como o vento, a gente não vê, mas pode sentir"

Anônimo disse...

Aiaiaiaiaiai...
tão real!

"Acho que amor é conhecer, saber e compreender-se um ao outro de uma forma tão profunda e clara que os pensamentos vão de um pro outro sem precisar ser ditos. Deve ser amor sim quando as vezes a imagem daquele rosto vem na cabeça, sem querer, e o dia de repente é o mundo melhor que tanto sonhamos. É sonhar e não ficar preso no anzol. Amor tem a ver com ser completo para viver em conjunto, e assim um ser o suporte do outro. Amor só pode ser o brinlhante destino de se viver em uma conjução perfeita e forte que é o acima de tudo e o apesar de nada.
Isso é amar.
Isso é o amor...
e nada mais."

Usarei...!

Muito bom!

C. Cassandra

Gislaine Fernandes disse...

Meu deus vc conseguiu escrver o q há meses venho tentando..o q é amr ...o q é o amor...
perfeito...
Muito bom!!!!
Gislaine

Rayhana Marinho disse...

Eduuuu
meu Idolooooo
pra sempre
adoreiii
:P

Pedro disse...

Acho que...

Amar uma mulher... é como cuidar de uma flor. Ela precisa ser regada todos os dias, para que permaneça forte, e a cada dia, a quantidade de água tem que ser diferente.
Amar uma mulher, é eu saber o meu limite, e o que me acontecerá se eu ultrapassá-lo.
Amar uma mulher, é como se eu tivesse argila nas mãos e conseguisse fazer as belas esculturas nunca antes criadas.
Amar uma mulher, é acordar cada dia com um destino diferente, inde cada dia é um recomeço.
Amar uma mulher, é fazer carinho quando ela não pede, e sentir quando ela não quer ser tocada.
Amar uma mulher, é enroscar meus dedos em seus cabelos, é logo pela manhã, dizer que você é a mais bela de todas as mulheres, mesmo com os olhos semi-abertos cheios de remela e marcas de travesseiro no rosto.
Amar uma mulher, é concordar quando preciso.
Amar uma mulher, é dizer o que exatamente ela precisa ouvir, e fazer ela se sentir especial.
Amar uma mulher, é calar quando estou errado, e deixar que ela fale, ainda que isso me irrite muito.
Amar uma mulher, é saber em que consiste a essência do amor.
Amar uma mulher, é uma arte que muitos desconhecem, e que mesmo conhecendo o amor em sua mais bela "forma", acabam(acabei) errando na hora de demonstrá-lo.
Te amo Marina Paiva Baracuhy, como nunca amei qualquer outra coisa em minha vida.
Te amo...

Anônimo disse...

eita povo romantico meu deus!

todos os comentarios, inclusive os do bolgueiro
deixam claro o sofrimento do amor perdido, ou nao correspondido...ou até o não ter sentido ainda essas sensações do amor....

sejam leves
arrisquem mais
se cobrem menos
amem sempre...

mera

Raissa disse...

Raissa

Adoro, me apaixonei pelos seus textos e especialmente por esse!!

é tudo que todos sentem mas nao conseguem colocar no papel!!

PArabéns Eduardo!!

Raissa Assis

Amanda disse...

e bingo! molhei a barra de espaço com uma lágrima! lindo! muito bom, muito sutil, muito sincero...

anninha disse...

adorei!sem comentario...

Postar um comentário

Subscribe