6/26/2009

todos vão saber

Postado por Quanta Luz |


"Eu sempre me pergunto, como as pessoas namoravam antes do orkut?"


Eu absolutamente não sei como responder essa pergunta.
Uma amiga minha me veio com ela durante a entrevista que eu fazia pro papo de hoje e, sinceramente, eu próprio tenho me questionado a mesma coisa. Acho que a gente tem que admitir que hoje o orkut representa uma intrigante revolução no modo como as pessoas se relacionam entre si. O site, acho que todos concordam, é o RG virtual de um indivíduo e peça primordial no desenvolvimento de ficadas, rolos, casos e, em especial, de namoros.

"O orkut é um elemento importante pra conhecer melhor a pessoa quando você ainda nao está certa do que quer. Tanto é que agora eu tô de muído com um menino e to revoltada porque ele nao tem orkut. Como é que eu vou saber quem ele é? Como vou saber da vida dele?"

Já faz algum tempo que o orkut abandonou o patamar de mero site de relacionamento para se tornar esse fenomeno particular da era virtual. Ninguém mais precisa realmente chegar numa pessoa e abordá-la a fim de alguma coisa. Com o orkut tudo é muito simples... Basta você visitar o perfil da pessoa de forma que o seu nome fique registrado na lista de visitas que ela recebeu. Isso já o suficiente para que, no mínimo, a pessoa saiba que você existe. Se você visita o perfil de novo, e essa visita é retribuida novamente, a regra é clara: é só deixar aquela 'carinha' básica na página de recados ;P e depois adicionar como amigo. Se tudo corre bem até aqui, o MSN entra na história e o resto é desmantelo (vide o N do orkut).
Sem falar nesse aspecto incrível que é a possibilidade de se conhecer uma pessoa sem nunca ter visto ela. As comunidades, o "quem sou eu", os amigos, as fotos, vídeos... Tudo isso é um prato cheio pro "fuçador de orkut alheio". Você consegue descobrir do que aquela pessoa gosta, odeia, quer, faz, come, escolhe, pensa e vive. E isso é ótimo porque evita que se perca tempo com uma pessoa que no fim, talvez nem fosse combinar com a gente.

"Na verdade, o orkut se tornou meio que um sistema de medida para relacionamentos. Se vc pegar o orkut de um casal e tipo... no da namorada tiver mais fotos ou mais recados do que o do namorado ai quem vê de fora já pensa: 'esse num tá nem ai para ela'."

rsrs
É... Em matéria de namoro, o orkut.com é uma ferramenta sem precedentes. Primeiro porque ninguém está oficialmente namorando sem que antes mude o status de relacionamento de "solteiro(a)" para "namorando". Isso é fato. Aliás, não só é fato como é estratégia também. Quer ver só? Olha o que essa menina me confessou:

"[colocar namorando no orkut serve] pra ver se o cara só tá te enrolando. Você combina com ele de botar...Se ele ficar embromando, pronto é enrolaçao na certa! Se não, se ele quiser namorar mesmo, aí vai botar logo... e pronto."

Essa rede de relacionamento funciona como uma espécie de "ei galera, esse sou eu, to aqui!". É uma sociedade virtual para a qual você dá satisfações. Através do seu perfil você mostra como você bombou no ultimo show do biquini cavadão, que bebeu todas no carnaval em Salvador ou que chegou arrasando na inauguração da nova loja de sapatos do shopping. Tem aquelas que postam as fotos da ultima viagem para a Europa, ou aquelas que se poetizam numa praia com amigos. Gente que expõe os trabalhos, que se divulga, que se vende, que se exibe ou apenas reafirma a existência. É um imenso painel social ou, como categoriza algumas, "bom pra avisar a todas as invejosas que aquele bofe é seu". rsrs Ah, essas mulheres... Elas também falam sobre o site ser uma espécie de suporte técnico ou mesmo termometro de um relacionamento. Uma ferramenta por meio da qual elas monitoram e controlam tudo (bem a cara delas fazer isso).

"se o menino não quer botar uma foto nossa, por exemplo, a gente ja fica desconfiada..."

"Só coloca-se o namorando no orkut quando vc quer que as pessoas (mulheres) saibam que o seu 'homem' ta namorando , é mais uma questao de posse do que qualquer outra coisa, e geralmente o namorando vem acompanhado de um recado que nao se apaga ou de um depoimento pra dizer: eu to namorando e essa é a minha namorada!"

Creio que os sinais mais visíveis da sua influencia vem num momento relativamente comum de um relacionamento: quando os dois se dão um tempo. Nesse processo e diante da indefinição das coisas, status de relacionamento desaparece. E o fato de algum dos dois deletar as fotos e depoimentos apaixonados certamente determinam a gravidade da situação.
Mas eu tenho aqui pra mim que o que elas mais adoram é o orkut ser esse incrível, poderoso e revolucionário "detector de vadia" que lhe dá a chance de identificar "aquele tipinho" que fica rodeando a pessoa com quem você tá ficando, namorando ou seja lá o que. Ai já viu né... crise de ciume = fight.

"O orkut é tipo um vigia do namoro... ele deixa você a par das coisas, você controla tudo.. até as coisas imbecis que ele nao lhe conta! o orkut é um fofoqueiro e pras pessoas ciumentas pode ser 'a' arma letal."

"eu já tive altas brigas por causa de orkut, mais por recadinho de vaca [rsrs] que fazia de propósito... Colocava os recados em cima do meu pra provocar mesmo."

"Ah orkut é motivo de briga. Acho que a minha primeira briga com meu namorado foi pra ele botar 'namorando' e uma foto minha."

Incrível. Quem poderia imaginar as transformações que o okrut provocaria em nossas vidas e na forma como a gente se relaciona com os outros? Toda vez que a gente acessa o nosso perfil, um mundo de pessoas de todas as cores e longitude se descortina na frente de nossos olhos. É doce a surpresa de receber um depoimento inesperado, um recado aguardado ou um convite da última pessoa fascinante que a gente conheceu. A curiosidade que nos é intríseca nos move click-a-click como num imenso big brother virtual onde tudo se espalha tão rápido quanto uma fofoca. Quem nunca copiou link de orkut e colou numa conversa de MSN, tudo devidamente escoltado por cochicos e segredos? Todo mundo sabe da vida dos outros e tenta fazer da sua prórpria, uma atração a parte. Há quem tente ignorar, que exclua o perfil (e volte a criar um novo) ou que gaste a maior parte de suas horas nesse mundo viciante. Mas não tem como fugir. Bastou digitar orkut.com para estar condenado e abençoado por este mundo sutil em que o virtualismo liquefaz as relações humanas e compacta em alguns kbytes nossos sentimentos mais transbordantes.
Ah! E quanto a como as pessoas namoravam antes do orkut...
Bom, vida sem ele é absolutamente um pensamento descabido.

Não é?

(elas e eu no meio tambem tem perfil! Quem quiser adiciona:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=2824234119659712250 )

xero!


11 comentários:

Icaro disse...

pura realidade.
sem mais comentários. :P

Larissa disse...

como as pessoas se relaciovam antes da internet??? Oo
OMG! *pausa dramática*

"Em matéria de namoro, o orkut.com é uma ferramenta sem precedentes. Primeiro porque ninguém está oficialmente namorando sem que antes mude o status de relacionamento de "solteiro(a)" para "namorando"."

Verdade indiscutível...

Bom assunto pra se pensar...

Ótimo texto, Du!
=**

Lela disse...

meu Deus.. parece que passou um filme na minha cabeça.
Du, indiscutivelmente o orkut.com é uma ferramenta sem precedentes.
Quem nao ja tentou viver sem ele atire a primeira pedra???
Não dá. Basta abrir um janela que automaticamente ja sai: orkut.com . E lá vem aquela velha curiosidade, que nos leva a investigar a vida dos outros.
Hoje nao existem mais aquelas fofoqueiras que se encontram na calçada pra falar da vida alheia. Basta acessar.
heheheh

ótimo texto mesmo, du!
;*

Quanta Luz disse...

genial! eu devia ter pensado no lance das fofoqueiras de calçada! Esse orkut é um caso a ser estudado, definitivamente.

Anônimo disse...

detector de vadia - sem dúvida!
hehehhehehehehehhe

bom texto. beijos


mera

Larissa Lynda disse...

ótimooo texto du!

falou tudo e faço minhas as palavras de meruska!
:D

xero

Anônimo disse...

detalhe antes da inveção do orkut os namoros eram os mesmos eu acho, as pessoas tbm.
Depois dele, td mundo se tornou um curioso nato sobre a vida das pessoas.
Lembrando que a fofoca existe a milênios ahuahuhuha o bom do orkut é q a gente mesmo vê o q antes vinham fofocar pra gente. =D
Marina Paiva

Quanta Luz disse...

é verdade... o orkut, assim como tantas outras coisas que dizem respeito a internet, transformou uma atividade cara-a-cara (a fofoca) em um mecanismo individualista frente a tela do computador. Se isso é bom ou ruim... bom, sei la... so sei que o orkut foi a invenção da década! rs

Gabriella Diniz disse...

"crise de ciume = fight."
uhul! \o/
maldito orkut! husioahoiuah

Unknown disse...

Realmente o orkut se tornou um "Banco de curriculos virtual" rsrsrrs

Otimo..!!!


Berg

Anônimo disse...

GENTEEE!!

Quero opiniões de vocês, um cara no qual sou apaixonada, está namorando uma outra(uns 8 meses) só que ele não coloca como namorando no orkut, pq será??

beijos

Postar um comentário

Subscribe