8/09/2009

"da magia à sedução"

Postado por Quanta Luz |

Clarice Lispector escreveu, em algum lugar algum dia, que perfume é aquilo que itensifica o que somos. Coco Chanel, muito antes, já dizia que "uma mulher que não usa perfume, não tem futuro". Muito certa do que estava dizendo, a visionária do âmbito fashion é também o nome por tras dos mais famosos mililitros de todos os tempos: o Chanel nº5 (clique aqui para ver a nova e inspiradora propaganda dele). Eu particularmente acho um perfume meio estranho quase ruim esse tal do número cinco. Mas o fato é que, bom ou não, um perfume é muito mais do que mera fragância. Perfume é, sobretudo, uma experiência.
Certamente existe algum cheiro que te faz lembrar alguém, de imediato. Aquele cheiro que chega até você vindo não sei de onde que consegue trazer, dos confins da memória, uma pessoa, um lugar ou uma época. Os cheiros são diversos e se tornam mais marcantes quanto menos frequentes eles se tornam no decorrer da vida.
Pra você o cheiro de naftalina talvez remeta aos dias em que se metia no guarda roupa da avó brincando de esconde esconde. O cheiro de plástico novo geralmente lembra algum brinquedo de encaixar e o de roupa nova definitivamente faz um bem danado. Tem também o do shampoo da pessoa que senta do seu lado everyday, o de caderno novo da volta as aulas e aquele cheiro que faz você viajar diretamente pro pescoço de alguem do passado. E esse é o lance mágico dos perfumes: a capacidade de transtornar nossos sentimentos.
Como eu mudo sempre de perfume, de vez em quando alguma menina sente o meu cheiro e suspira algo como: "ai edu, te odeio... é o perfume do meu ex". Fato é: todo ex usa o boticário rs. Meu primeiro perfume, na verdade, era um francês super-ultra-mega-power-plus de quinta. Mas hoje quando eu sinto o cheiro dele o meu filme rebobina (sim no meu tempo filme se rebobinava) e eu volto àquela época da quinta série em que eu ainda tava aprendendo "A arte de conquistar alguém, volume I". Conheci uma pessoa que usava um, que eu absolutamente não vou dizer qual pra não me entregar, que basta passar alguém usando e sou teletransportado pra debaixo de um edredon ofegante onde... bem, vocês já são crescidinhos pra entender esse tipo de coisa.
Sim, mas eu tava falando do meu antigo perfume francês... Não é a toa que os perfumes franceses são os mais elaborados: lá naquele país ninguém é fã de banho. O perfume precisa ser aquela potência que nós brasileiros reservamos pra ocasiões mais especiais (até porque é um nonsense dar tres notas de cem num vidrinho de 30 ml). As mulheres francesas são mestras na arte de tapear mau cheiro e seduzem mesmo após o quarto dia (?) consecutivo sem ver uma gota de água.E ai está outra magia dos perfumes: o poder de sedução.
Eu conheci uma menina uma vez, que por foto não era nem essas coisas. Todavia no entanto porém... quando fui apresentado pessoalmente a ela (dois beijinhos) tudo mudou. Parecia que o perfume saia debaixo da pele dela como se nunca tivesse sido líquido um dia. Era uma aura que envolvia provocando sentimentos que classifico como bestificantes. De repente, o perfume tinha lhe conferido um poder de fascínio diretamente relacionado a sua personalidade como se aquele fosse o cheiro que a alma dela teria caso fosse do lado de fora do corpo. Agora eu entendo o que as caixas de perfume feminino querem dizer com: "notas suaves que traduzem o espírito da mulher moderna atenada com o seu tempo". Faz todo sentido dizer que um perfume traduz um jeito de ser e de viver.
O poder de sedução me fez lembrar, inclusive, de um perfume que saiu há uns dois ou tres anos atras que era feito a base de feromônio. No ensino médio a gente aprende nas aulas de química que feromônios são substâncias liberadas pelos animais para que, por exemplo, uma fêmea possa atrair machos que plantem a sementinha dentro delas (orgia né?). Para os homens, o perfume age basicamente da mesma forma: fazer com que as mulheres voem em cima do cara, loucas, revirando os olhos e num nítido descontrole típico de uma tarada transtornada. Achei esse endereço (clique aqui) que vende o perfume. Esse site que vende a "fórmula mágica" te dá as opções "Atrair Mulheres" e "Atrair Homens", numa nítida e obvia semelhança com sites de pornografia em que você escolhe o material "Hetero" ou "Gay", antes de entrar. O perfume é bem sexual. Experimentem, e me contem como foi tá? rs
Mas feromonios a parte...
Como se vê um perfume viaja além do valor comercial agregado. Ele mexe, veridicamente, com uma pessoa. Insipira, provoca e faz bem. Até terapia a base de aromas existe. É de se reconhecer que um perfume seja capaz de anunciar a sua chegada ou que consiga lhe transformar num pensamento que assombra o seu ex sempre que alguém passa com o mesmo perfume que o seu (isso numa forma bem 'vigança é um prato que se come frio' de se pensar).
As gotas que vem dentro desses pequenos frascos de vidro, são uma espécie de poção mágica dos novos tempos. As mulheres, aliás, sempre tiveram um pouco de bruxas dentro delas. Ao longo da história o sexto sentido feminino e a capacidade de conduzir os homens ao fogo do pecado na "maior" inocencia do mundo, foram temas incorporados ao vasto universo de uma mulher. Hoje montadas no salto alto, no lugar da vassoura, elas não precisam mais de um caldeirão e lingua de sapo para preparar uma "poção do amor". Basta ir à loja de perfumes mais próxima. E ai, transfiguradas pela varinha de um delineador, camufladas por um pozinho mágico, e ainda fechando o encanto com um perfume de provocar os instintos mais primitivos num homem...
Bom, não há principe encantado que não desça do cavalo e nem 'espelho espelho meu' que não responda que, é ela, a mais bela de todas as mulheres.



10 comentários:

Rebeca disse...

eduuu assiste o filme/le o livro perfume, tu vai gostar ^^

Cecis disse...

fiquei curiosa pra saber como que será o cheiro desse a base de feromônio...
se alguém comprar vem aqui dizer, hein? :)

Quanta Luz disse...

pois é zé! ja ouvi falar desse filme, lembrei dele quando tava escrevendo. Vou procurar, acho que eu confundi com outro que eu já tinha assistido.

cecis! eu queria saber qual a minha reação diante de um cheiro desse! Caso ouça relato sobre, eu venho por aqui relatar sobre...

Gislaine Fernandes disse...

Adorei o post...sou assim tbm com os cheiros...eles me remetem a passados bons e ruins ...hehehehehe...mas isso é ter passado ,presente e futuro...adoro pessoas cheirosas...belo texto...
bjs..

Paula disse...

Edu, dicas de perfumes (boticário/natura) que fazem o efeito que a tal garota, fez em vc?! :P

Quanta Luz disse...

kkkkkkkkkkk
Bom, perfume feminino do boticário eu quase sempre gosto. Eu acho incrivel o tarsila (o tradicional mesmo), o acordes, florata in rose, e mais recentemente o lily essence que é otimo tambem.
perfumes que sejam doce na medida certa e com um fundo cítrico é uma experincia otima. Os com notas mais amadeiradas já se tornam mais consistentes, com poder de fascinio.

Anônimo disse...

Nossa Eduardo, amei o texto, em especial o parágrafo que fala da "poção mágica". Você é encantador e consegue ler a alma da Mulher.

Maguinha Bruxa

Paula disse...

Huuuuum! Próximo que eu for comprar, sem dúvidas será um desses! hahaha :D

obrigaaaaaaaaada!

Maitê disse...

Eu não recomendo o filme "Perfume", não gostei mesmo. Quanto ao 'aroma' masculino, juro que já deixei um ´gatinho´ de lado pq não aguentava o perfume dele! Doce, doce demais! ecaa! terrível! Tudo bem que haviam outros contras, mas o perfume do cara me embrulhava o estômago.. e como, para mim, nada melhor do que o cheirinho do meu namorado, esse quesito conta muito, não é verdade?
kkk
beijoos

Quanta Luz disse...

hehehehehe
pode crer maitê. Paixão é uma coisa muito sensorial, mexe com todos os sentidos, inclusive o olfato. O cheiro é carregado de impressões e memórias e por isso nos causa emoção. E se o cheiro não agrada, de fato, se torna uma poção pra espantar gente e não o contrário.
Quanto ao filme eu gostei! É uma viagem, mas é interessante :D

Postar um comentário

Subscribe