8/04/2009

sobre amar

Postado por Quanta Luz |

Quando a gente ama, tem sempre uma parte daquela pessoa que só a gente conhece. O jeito de ajeitar o cabelo com desinteresse, a palavra dita que sempre vem junto de um sorriso, ou até a maneira de olhar quando quer alguma coisa que, todavia, não pede. No fundo a gente sabe que, a despeito de qualquer defesa que a gente construa, colocamos ali, exatamente na leveza dos olhos daquela pessoa, todas as nossas esperanças, angustias e emoções.
Quando se ama, de verdade e com os quatro compartimentos do coração, aquela pessoa se torna uma equação que você vai resolvendo todos os dias, em silêncio. Aos poucos você percebe que a soma de um sorriso com um olhar que foge, é igual a timidez. Que multiplicar aleatoriamente os gestos e as palavras equivalem a "não consigo dizer em voz alta que te amo". E até que dividir com você o mesmo sono, apertado numa cama de solteiro, significa que ele precisa de alguém que o ajude a viver nesse mundo de loucos.
Existe algo de muito belo, ainda que assustador, em amar alguém. É como preencher as horas do seu dia com a mais intrigante de todas a coisas intrigantes. A idéia de compartilhar e ser compartilhado traduz a nossa necessidade de fazer parte dessa engranagem que movimenta o mundo ou, em melhores termos, de saber que, de alguma forma, não passamos em branco pela vida.
Amar, acima de qualquer coisa, é sobre transceder à essencia de si próprio e, de lá, trazer para a superfície o que há de melhor em si mesmo. Trata-se de querer viver para poder continuar amando. É a doçura de ser sentimento com todo o sangue que vibra dentro de suas veias e com a repleta fluidez da sua alma. Começar sem conhecer o fim, porque quem ama sabe apenas o que se destina a ser eterno. Amar é permitir, solene, que as batidas pontuais do coração se rendam ao ritmo suave da música que rege o mundo.
O amor é uma forma única que quando se divide, cria dois inteiros no lugar de duas metades. Quando se ama, dentro de você nasce e cresce a convicção de que, afinal, ainda existe sim uma esperança de que as coisas sejam mais e melhores. É que o amor é a centelha do universo, a particula fundamental que nos torna, todos, um só. É de se esperar que quando amamos somos capazes de compreender porque os girassois acompanham o sol todos os dias, até a hora que morrem; porque as aves migram pelo mesmo caminho, todos os anos, sem errar; porque entre um grão de areia e outro, existe o infinito; ou porque a lágrima é o estado líquido da alma.
Mas, ainda que amar seja tudo isso que disse, ainda assim é uma dor. Dor que desperta diante da súbita constatação de que o amor que recebemos foi insuficiente para repor aquele que entregamos. Mas ainda que doa, mesmo assim, não saberia viver sem amar. Quem não ama nunca saberá o motivo de sua própria existência, jamais experimentará a segurança morna de um abraço e nem, tampouco, o enlaçe inviolável que é criado toda vez que um amor nasce entre duas pessoas.
Eu amo.
E espero que um dia possamos dizer que, apesar dos pesares, amamos com a total ausência dessa dor "que desatina sem doer".

11 comentários:

Ky disse...

eita q o design do sofa ta repelto d coraçaozinhos e face do seu idealizador bastante rosada!!!
kkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

"É de se esperar que quando amamos somos capazes de compreender porque os girassois acompanham o sol todos os dias, até a hora que morrem"


Isso ai ja diz tudo dudu!
amei

beijos

Quanta Luz disse...

rsrsrs
tirando onda do amor alheio mesmo né ky?
hehehe

mah! Lembrei de tu quando falei dos girassois! :D

rafael disse...

meudeus.

eu tenho orgulho do meu amigo, na moral.

vc é meu orgulho dudu :D

texto lindo do cacete mermão ¬¬'

não tenho nem o que comentar, só dizer, mais uma vez, parabéns! :)

Quanta Luz disse...

xD
thanks, my dear and old friend.

Anônimo disse...

caramba eduardo, que coisa linda!

emocionante mesmo...

marcando presença aqui como sempre!
um xero!

Lala

Anônimo disse...

Du, no meio de todos os que ja falaram dos seus textos, vou praticamente repetir as palavras de todos e dizer o quanto tenho orgulho em ler seus textos sabendo que são seus! São muito bons, inspiradores! Nos ajudam muito a compreender os nossos comportamentos e ri deles! Um grande beijo meu pequeno GRANDE amigo!
Amo tu =**
Cati

ingrid disse...

=~~~~~~~~~~~~~~~~~~
eu não amo!
droga!



lindo Edubinho!Parabéns

Maitê disse...

ow :)
eu amo tb!

Carol disse...

Eduardo você é o " Aurélio" dos sentimentos humanos!kkkkkkkkkkkk
A cada texto você faz uma definição clara, mas com aquela visão poética,que só pessoas com o coração assim como o seu são capazes de interpretar tão bem :)
parabéns Edu;*

Larissa Lynda disse...

excelente texto!
"Começar sem conhecer o fim, porque quem ama sabe apenas o que se destina a ser eterno"

minha partezinha! ;D

eu amo!

parabens du!
:**

Postar um comentário

Subscribe