8/03/2009

depilando o mal pela raiz

Postado por Quanta Luz |

O mundo feminino é repleto de pequenas particularidades. Isso se deve muito ao caráter quase secreto dos rituais e da rotina altamente intimista que elas levam. É que ser mulher, por se tratar de uma contínua exaltação à beleza, requer manutenções diárias e periódicas da aparência. Acordar de manhã e ir para o trabalho é muito mais que por uma roupa, escovar os dentes e sair. Há, de fato, um culto ritualístico ao belo e a si própria que começa e termina diante do espelho. Trata-se de vestir um estilo, calçar uma personalidade e, sobretudo, de reafirmar-se como a maior e melhor de todas, ainda que esta seja apenas uma intenção sem coragem de virar um propósito. E é por causa de um destes rituais em específico, que me jogo hoje no sofá. O faço, como de costume, com uma frase: "Depilação é um renascimento".
Ela me veio aos olhos dias atras enquanto acessava o twitter do elaseeunomeio, e como já fazia um tempo que eu tava querendo falar sobre isso, a frase fez nascer o post.

"Acredito que nenhuma mulher gosta de depilação. Apenas do resultado. Se a gente pudesse só teria pelos na sobrancelha e na cabeça"

"Depilação é tu-do, porém, uó"

Acho que todo bom ritual que se preze reserva sacrifícios, e a depilação é uma delas. Eu tava me segurando aqui pra não começar com as minhas analogias, mas é simplesmente irrefreável dizer que as mulheres, quando chegam ao salão de beleza para a depilação, reproduzem ali o ato do sacrifício como oferenda: estão postas num altar (a cama), entregues a uma sacerdotisa (vulgo depiladora), cuja função é a de oferecer algo de você (no caso a sua dor, principalmente quando chega no cantinho) a uma divindade (a da beleza) em troca de um beneficio (você = irresistível).
Pronto, analogia the end.
Esse tal do cantinho eu acho muito peculiar porque, de cara, parece esquisito depilar ali ou imaginar aquele canto sendo depilado (Oo). Mas dá pra perceber que esse local da virílha que vai até o limite da Melopsittacus undulatus, é fun-da-men-tal que seja feito. Graças a Deus eu fui abençoado com a testosterona e não preciso passar por essa experiência, mas pelo que elas dizem, isso DÓI. Embora haja controvérsias:

"Eu não tinha coragem. Mas o povo faz muito drama com a dor, eu tava esperando a dor da morte. Quando vi... pff. Uma dorzinha besta."

E tem outra: gilette em cantinho nem pensar, porque "coça, pelo incrava, faz bolinhas, fica feio, um horror". Tem que ser na base do prega e arranca da cera mesmo, ao que parece não tem como fugir.
Elas até sugeriram que eu me depilasse com cera em nome da profissão, mas esta é uma condecoração que eu to recusando entende? Eu já acho as mulheres uma fonte de detalhes boa o suficiente. E aliás tem um detalhe interessante da depilação que eu nunca imaginei:

"ela prende uma fita na calcinha pra ver, tipo... até onde vai tirar"

Juro que eu não consegui visualizar isso muito bem, embora tenha captado a mensagem... a coisa tem que ser milimetricamente correta né? É... Mas a gente tá aqui falando só de cantinho, quando temos todo o resto do corpo ainda! Andiámo...
As pernas é a parte menos dolorosa e são elas o motivo de existir daquela gillette cor de rosa no box do banheiro. Quer saber se um banheiro pertence a uma mulher? Pronto procure uma gillette dessas. Muitas das meninas preferem fazer a sua visitinha macabra a depiladora apenas para cantinhos. O resto fazem elas próprias, com a gillette, e na hora do banho porque é mais fácil e prático.
As axilas também fazem parte deste momento peculiar do backstage feminino. Acho que uma grande maioria dá preferencia a fazer a axila com gilette até porque, parando pra pensar agora, ai é que deve doer mesmo. Mas existem outros motivos:

"As axilas eu faço com gilette. Eu temo que os poros fiquem com resquicios de cera e isso prejudique... ou que deixem a minha axila mais manchada do que já é (tenho uma amiga que teve a axila manchada por cera)"

É, ainda tem esse porém. Eventualmente acontece de ficar uma mancha. Dizem os dermatologistas que quando se faz depilação a base de cera, ou seja, que arranca o pelo pela raiz, pode acontecer dele encravar ou de desenvolver-se uma infecção no folículo. Como resposta natural do organismo, há ali uma produção maior de pigmentos. A dica é que se você tem propensão a encravar pelos, tentar outras técnincas de depilação como a gilette mesmo, ainda que tenha a desvantagem dela engrossar o pelo. Acho que cada uma deve tentar os meios que existem e ver a qual se adapta mais.
Além das ceras e da gilette, tem o laser (que eu já vi que pode deixar marcas também, embora seja um tratamento que depila em definitivo), e tem também a tal da depilação com fio que muita gente desconhece ou só ouviu falar. Fui procurar saber o que era e quando eu pensava que nada poderia ser mais ultramegapowerplus doloroso, eis que surge a depilação com fio ou linha (depilação egípcia para os íntimos). Separei pra vocês um vídeo de uma menina fazendo esse tipo de depilação: As cenas são fortes, clique aqui.
Eu espero vocês assistirem, podem ir, mas voltem.
(1 min e 40...)
Viu? Dói só de ver né?
ui.
Se alguém aqui do sofá já fez uma dessas, por favor, compartilhe a experiencia.

"eu no meio pergunta: você usa um tipo especial de calcinha pra essa ocasião?
ela responde: SIM. Eu não vou com uma calcinha feia. É igual a sexo... Você não vai usar uma roupa de baixo feia pra dormir com alguém"

é eu imaginei. Imaginei muita coisa até. Naquela sala, só de calcinha ali com aquela depiladora (esse nome dava certinho pruma novela mexicana "A Depiladora", nera?). Quis saber o que é que rola nesse "elas", mas aparentemente é o mesmo papo do corte de cabelo. Tipo: "to conversando com você pra não ficar um silêncio chato, mas eu preferia mesmo era que você fizesse o seu serviço pra eu ir logo embora".
rs
Depilação é aquele tipo de coisa que ninguém tem vontade ou satisfação em fazer, mas que o resultado é capaz de recompensar qualquer sacrificio. Mais um dos sacrificios aos quais as mulheres se submetem para fazer jus ao título de "instrumento da perdição". Não é de se estranhar que, logo que saem dessa câmara onde o ritual é realizado em segredo e de portas fechadas, a sensação seja de alívio. Devidamente sacrificada, a graça é alcançada de imediato. Pele lisinha e convidativa. É, de fato, um renascimento. Renascer... como um upgrade da mulher de antes.
Ou, como preferir:

"Você entra uma macaca e sai uma lady"

rsrs
e não me restam dúvidas.

16 comentários:

Unknown disse...

kkkk pois é du!! o mais interessante seria tu ler a história da vida privada.. quando as mulheres começam a usar mais frequentemente essas práticas!!! e como é estimulado, por poucos, esse hábito para elas!!! o interessante é que nós, brasileiras, que, vivemos num país tão quente, tem esse hábito mais constante ainda! as européias mais especificamente as inglesas e francesas acham um absurdo se depilarem apenas para satisfazer as necessidades dos homens! segundo algumas, martirizam o corpo a favor de um homem!! kkkk mas quando as profissionais brasileiras chegam la.fazem sucesso kk bj

Quanta Luz disse...

rsrsrs pois é má.
Não achei o capitulo sobre isso. O que eu li falava do corpo feminino, mas como o auto conhecimento, e sobre como a igreja condenava certos tipos de intimidade com o proprio corpo afirmando que o toque podia estimular desejos pecaminosos.
Mas como estamos num sofá, e na realidade tudo é um grande falatório... O que eu não digo, vocês completam muito bem...

Larissa Lynda disse...

Bom pior do que ouvir a depiladora conversar é quando vc vai de manha e ela ta escutando um padre Fulano de tal.. pronto ali é o fim, vc sentindo dor e a mulher rezando... quem sabe ela nao vai pro céu!!

Muiiito bom texto du!
e concordo com Mah, e acrescento que nem só as francesas e inglesas... as alemãs tb nao se depilam! Precisa ver cada mulher de bigode que tem la! =x

:*

Quanta Luz disse...

Olhai tavendO! A mulher rezando tem tudo a ver com ritual de sacrificio!
kkkkkkkkkkkkkkk
Vocês estão é viajadas gosto assim. Trazendo a cultura das mulheres desprovidas de um eu no meio.
Acho que em toda europa as mulheres sao assim né?
Acho que vou falar sobre perfumes na proxima.

Anônimo disse...

"Acredito que nenhuma mulher gosta de depilação. Apenas do resultado. Se a gente pudesse só teria pelos na sobrancelha e na cabeça"

Caramba, eu vivo repetindo isso!

'esse nome dava certinho pruma novela mexicana "A Depiladora", nera?'

Kkkkkkkkkkkkkk

Adorei du!

bjo
Lala

Quanta Luz disse...

valeu lala!!!
vc como sempre marcando presençao no sofá :D

Anônimo disse...

eu sei que dói, mas eu gosto tanto de ser mulher. E a depilação com cera faz os pêlos crescerem mais devagar =)
beijo
marina paiva

Quanta Luz disse...

Eh verdade marina. Ser mulher é uma dor... Mas o que não doi realmente nessa vida né? O que importa é o que nós fazemos com a dor e o que vem depois dela.
E pelo que eu vejo, as mulheres são lindas em qualquer pós-dor né? principalmente aquelas que são a base de cera quente (que alias, esqueci de dizer, doi menos que cera fria hein?)
rs
;D

Cecis disse...

Depilei as pernas com cera quente, faz tempo já, minhas coxas até hoje tem pêlos encravados e manchas!
ah, se arrependimento matasse...
nunca deveria ter subido do joelho =~~~~

Lígia disse...

Pra mim é na cera [quente e com boa depiladora] ou depilador elétrico [maravilha adquirida esse ano e que admito, no começo é uma bosta, mas a pratica leva a perfeição]. No futuro quando eu for rica [coisa de criança] ai será a laser mesmo [deve ser o paraíso]. O pro de cera é o preço e a dor para algumas, mas tirando isso, é só fazer em um local bom, esfoliar e passar creme sem ser nada muito caro, que não fica manchas nem pontos encravados [a não ser que a pessoa seja alérgica]. Vendo esse do fio, é a mesma idéia do depilador elétrico: esse ‘V’ que vai se fechando e puxa o fio.
E uma coisa, que na verdade é duvida de muita gente, inclusive minha, mas o que mancha as axilas são as giletes [experiência própria] e é a gilete e não a cera que pode entupir poros e acumular bactérias e essas coisas.
Na verdade isso acaba mudando pra cada pessoa, qual a melhor opção e tal, mas existe mais opções de depilação e explicações do que acontece e qual o melhor método do que podemos imaginar. E se eu fosse falar tudo que penso, sei, conheço e já vi por ai dava mesmo era pra fazer um blog só pra isso.

Quanta Luz disse...

caramba ligia. Pq eu nao conversei contigo antes sobre isso?
rsrs

olga disse...

Menino, dando uma olhada nesses comentários deu vontade de complementar, coisas meio bestas, mas que eu acho que vale a pena:

Uma das alegrias pós-depilação é poder usar a roupa que quiser: short, biquini, vestido, saia, o escambau \o/. Eu faço com cera fria uma vez por mês (gosto nem de lembrar, pelo menos é só uma vez =~), então como tem que deixar o pêlo crescer até certo ponto, porque tirando ele muito curto pode encravar (diz a depiladora), antes de tirar tudo eu passo em média 1 semana só saindo e casa com calça jeans pra não ser confudida com o king kong ¬¬.

Mon dieu! Coisa terrível! No inverno tudo bem, é legal deixar as pernas no quentinho, mas e no verão? Todo mundo feliz e eu torrando no calor do meio dia no maldito jeans! Nada contra o jeans, mas eu gosto de ter escolha e sinto os meus amados vestidos chamando meu nome baixinho do armário. Sem contar mar/piscina que é ainda mais chato de ir nessa época. A vontade é pegar a gilete e chutar o pau da barraca :P.

Mas eu ainda prefiro a cera, sempre fiz com ela e apesar da dor os resultados são melhores (demora mais a crescer e o pêlo fica mais fino, sou prova viva!). Tu vai achar estranho (ou não) mas eu tinha pensado em escrever exatamaente sobre isso: que fará minha depiladora se um dia eu comprar o pedilador elétrico? Õo. Juro que ainda n me decidi em comprar pq gosto dela.

Só pra encerrar, história baseada em fatos reais: a pessoa chega em casa, depois de ter passado por toda a dor da coisa, depois de ter gastando uma grana boa pra ser torturada (exagero), pega aquela sua saia que tá guardada faz tempo, sai linda e maravilhosa com as pernas à mostra e vêm um cidadão (pai, namorado, irmão) dizer: Tá muito curto esse pano ai não?

Me poupe ¬¬'

p.s: Edu, uma dúvida: sabe se tem cura pras manchas? É um dos motivos por eu fazer com cera, quem é morena produz mais melanina...minhas axilas q o digam.

Tapareiporhoje/

Quanta Luz disse...

Olga! As manchas suavizam com aplicação de creme clareador. No caso você faz uma visitinha à dermatologista pra ela te receitar um. Pelo que eu vi também é bom evitar sol. Em casos mais dificeis também cabe fazer um peeling, pq renova a pele.
Eu devia ter falado sobre essa coisa de nao poder usar short e tal. Quanto mais me aprofundo sobre vocês mais eu entendo o que as pessoas querem dizer quando falam "universo" feminino rsrsrs
mulheres realmente não são simples.

Lígia disse...

olga, isso é verdade. [pronto, virou forum]

eu fiquei com pena da minha depiladora quando comprei o eletrico, mas ela é cheia de clientes...

qnd a pessoa está precisando fazer ou esperando crescer mais, ai as roupas curtas ficam chamando, a pessoa olha o guarda roupa e faz 'n tenho camisa que escondam as axilas =/' e quando finalmente fez a depilação ai faz 'caramba, cade aquelas camisas que eu estava louca pra usar? só tem essas que escondem as axilas...'

pra axilas escuras tem uma coisa boa, n é milagreiro, mas é bom: dove clear tone.

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
um fórum mesmo!
mas como estamos num sofá...cabe, não é du?
depilação? só para sair de férias! Você faz o sacrificio de ficar horrorosa por uns 15 a vinte dias e depois passar 1 mes lisinha.
Não sei como é que essas mulheres que fazem depilação-sempre- namoram! kkkkkkkk
ou então devem namorar mes sim mes não... ou indo mais além, os respectivos devem gostar delas cabeludas! Cantinho então? eca!
sou adebta da gilete mesmo! namoro a hora que quero! odeio pelos indesejaveis! Vejo minhas amigas, nao usarem blusa sem manga porque ainda nao se depilaram... eca!
tem algumas que não foram a um encontro por causa disso! tenha dó! kkkkkkkkkkk
agora, com relação a isso tem uma brincadeira que fazemos entre nós...
quando quer encontrar uma pessoa que esta conhecendo ainda, e não quer transar no primeiro encontro a gente diz "não se depile"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
é garantia de que ela vai resistir, né?
cantinho com gilete funciona sim. é só usar um creme.e vale dizer que é muito menos contrangedor do que você quase de 4 para poder tirar todos os pelos na frente de uma depiladora. afe!

a calcinha amarrada que você falou, não é só para deixar o "modelo" do tamanho certo [isso daria outra postagem!] mas para depilar do inicio passando pela terra de ninguem até o anus! tenha dó! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

beijo magrelo!

Gisele ¬¬ disse...

oO

Postar um comentário

Subscribe