7/30/2009

quando a gripe passa

Postado por Quanta Luz |

Há alguns posts atrás falamos sobre o amor que procuramos. E eu realmente creio que um dia todo mundo acaba encontrando, por acaso ou por providência, aquela pessoa capaz de fazer a alma mudar de cor.
Bom, pelo menos enquanto se está somente à procura as coisas ainda estão bem, acredite em mim. Melhor estar sozinho acreditando que estará bem acompanhado depois, do que estar acompanhado e lamentar porque a companhia não é o que a gente esperava. Isso sim é trágico. Até porque quanto a solidão, isso é normal. Não é que você vá ser sempre sozinho, você está sozinho. Lá no fundo um turbilhão de expectativas te povoam loucas para serem correspondidas. Mas expectativas são um perigo porque o que se espera quase nunca corresponde a realidade. E é aqui que hoje a porca torce o rabo: quando a gente pede coca e bebe pepsi.
Vou começar acabando com o barato de vocês (chispando os violinos).
Sabe tudo o que você imaginou ou imagina pra quando encotrar a pessoa certa?
Pronto.
Corte pela metade.
No inicio, realmente, vai ser tudo mágico. O nome disso é paixão, química alterada, dependencia. Faz com que estar juntos seja a condição para você continuar a sobreviver. É uma fome de um pelo outro que vira tudo de cabeça pra baixo e a única coisa que permanece nos eixos é você e ele. Nessa ocasião tudo é muito lindo e ele a personificação de tudo o que é perfeito. A pscicologia explica e diz que os apaixonados vivem num estado de pré-loucura, num fascinio tão grande que só enxerga e ouve o que quer ou o que interessa.

"Eu ainda lembro no começo, e eu achava ele o maximo. Ele mandava mais mensagens, músicas, depoimentos, tinha mais paciencia. Nos primeiros minutos do aniversario de namoro ele já mandava uma mensagem. Agora não lembra da data, e isso tem se repetido nos últimos quatro meses."

Aos poucos, assim como uma poção mágica que vai perdendo o efeito a medida que se transpira, você começa a enxergar a realidade. Sabe aquela mania dele ou aquele jeitinho de ser que você achava "L-I-N-D-O" no começo? Pronto, esse mesmo.
Vai chegar uma hora que aquilo vai ser UÓ! E no limite do insuportável você chega a se perguntar por quanto tempo vai conseguir conviver com aquilo.

"No começo eu adorava o perfume dele e a mania de proteção. Depois eu quase tinha um treco qundo sentia o cheiro dele e morria de raiva dessa super proteção fdp ¬¬ Mas eu achava a coisa mais linda no começo."

Percebi, enquanto escrevia esse texto, que a super proteção que, na verdade, é uma característica típica dos homens num relacionamento, no início é motivo de encanto pras meninas. Elas ficam derretidas com o fato deles estarem sempre protegendo elas. Mas uma hora proteção se confunde com prisão... Sim porque há uma grande diferença entre querer te poupar do perigo e proibir que você se arrisque. É a aquela grande mania masculina de posse.
E o namoro pode ainda alcançar níveis mais elevados de desencanto:

"Parece que depois de um tempo de namoro as coisas vão perdendo a graça, o coração já não pulsa mais como antes... o beijo não parece tão sedento. Hoje me peguei beijando ele pensando em coisas como: será que eu desliguei a luz do quarto?!"

O problema é que as pessoas acham que estão amando quando se apaixonam, e por isso querem que toda aquela euforia persista. Claro que eu não seria tão clichê ao ponto de vir dizer que paixão é passageira e amor é pra sempre. Não, embora exista verdade, há um detalhe. Paixão e amor não são diferentes, porque são a mesma coisa. Paixão, na verdade, é um estado patológico do amor, ou seja, é amor com gripe. Não é espetacular? rsrs
É gripe cuja corisa é você escorrendo da parede para o chão toda abobalhada. Amor cuja febre é o calor sobrenatural, o fogo inextinguível que nos acomete e impede de dormir. Paixão que quando não é correspondida tem o quadro clínico agravado fazendo surgir dores no corpo... dor no peito, de tanta tristeza.
Entretanto, todavia, porém... para as patologias existe uma cura. E após os comprimidos diários de tempo, os sintomas da paixão desaparecem e o amor surge como o sol: lindo, forte e... normal. Sim, porque faz meses que você olha pra cara do indivíduo e ninguém se entusiasma pelo que não é novidade, que não é intrigante, que é corriqueiro.

"O que eu sei é que antes não me imaginava sem ele, e hoje eu não sei mais se quero estar. É como se eu pudesse ficar sem ele se assim tivesse que ser, entende?"

Entendo. E é aqui que o garçom, finalmente, troca a sua pepsi por uma coca.
Quando o amor está gripado (adorei a analogia de hoje) as pessoas estão com toda aquela química alterada, os instintos e impulsos falam mais alto, e estar junto é uma questão de dependencia, de necessidade, algo como alimentar um vício. Mas quando a gripe passa, e ai o amor assume sua forma verdadeira, estar junto daquela pessoa não é mais uma necessidade e sim uma escolha. Você está com a pessoa porque você escolhe estar com ela, seja por que ela te faz bem, porque você gosta da companhia, enfim. Se, apesar dos pesares, você chegou a esse ponto e de fato escolheu estar ali, então isso mostra como você realmente gosta da pessoa e que soube fazer da gripe uma resistência imunológica, ou seja, soube fortalecer o sentimento que acabou assumindo uma forma madura, consistente e, claro, saudável.

"Antes talvez a preocupação em conquistar fosse maior. Aliás, claro que era. Mas achoque a conquista tem que ser diária né? Como uma planta que quando para de aguar, morre..."

É verdade. Claro que amor é um estado mais estável e brando das coisas, mas isso de forma alguma significa morgação. Claro que é diferente, e você acaba achando que a pessoa era uma coisa e não era ou então que não tá dando certo. Mas em muitos casos não é isso. É que o sentimento muda, não adianta. O que você tem que fazer aqui é se perguntar o seguinte: "O que você sente por essa pessoa e o que ela sente por você, é suficiente para manter você num relacionamento?"
É como ela disse... É um sentimento que precisa e deve ser cultivado da melhor forma possível. Tudo é uma questão de diálogo e bom entendimento. Se há insatisfação, não acostume-se com ela. Reivindique o que é seu por direito, as vezes é só uma questão de dar o valor correto as coisas. Até porque "Se o amor é forte, puro e verdadeiro não há nada que destrua passe o tempo que passar".
(e é preciso realmente estar com muito sono como eu tô agora pra citar Daniel)




Ah e lembrem:
ao persistirem os sintomas da gripe, consulte o seu piscicólogo.
rsrs

13 comentários:

lais disse...

Atchiiiiim!

acho q gripei. Imunidade baixa, sabe como é... =P

Otimo texto, tuti!

Quanta Luz disse...

então você tá apaixonada tuti!!
rs
xD

Anônimo disse...

adorei o começo, tipo, acho q ainda nao to com ngm pq nao eh a hora, mas todo o texto foi bom!

ja to vacinada se algum dia aparecer algum sintoma!! ;)

bjo edu!

Lala

Ky disse...

eita du q tu ta inspirado...

ainda bem q dpois desse diagnostico,me sinto c todos os sintomas...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Cecis disse...

adorei.

Quanta Luz disse...

xD thanks everybody!

Larissa Lynda disse...

será que ja fiquei curada!?
tem algum remedio pra isso ???

preciso nem dizer que o texto ta perfeito neh?

:**

Gabriella Diniz disse...

"Mas expectativas são um perigo porque o que se espera quase nunca corresponde a realidade."
Não apenas em se apaixonar, mas em tudo na vida.

Muito bom, Edu!
Adorei! xD
:***

Quanta Luz disse...

de fato, gabi, de fato.
ter expctativas é esperar que as coisas sejam do jeito que você quer. Só que nada é do jeito que nós queremos, até porque, qual seria a graça?

larissa disse...

Pena que a pessoa só descobre que teve a depois que ela passa.

Lígia disse...

No terceiro namoro já sei que estou gripada e que uma dia ela pode acabar.

A pessoa não saber que está 'apenas' com uma gripe é que detona tudo quando chega o amor.

Quanta Luz disse...

rsrs é isso mesmo ligia. nao saber que está "apenas" com uma gripe é que detona.

Anônimo disse...

Maravilhoso , obrigada pelas informaçoe pendentes.õLõ

Postar um comentário

Subscribe