8/29/2009

sobre o jeans mágico

Postado por Quanta Luz |

Acho o máximo toda vez que um assunto aparentemente banal assume proporções femininas. Jamais achei que viria aqui falar sobre calça jeans... bom, isso até alguns dias atrás. Lá estava eu né, no meio delas, numa lojinha de roupas em que toda e cada peça custa 10 reais, passando o tempo enquanto o onibus demorava pra chegar lá do lado de fora (glamour total). Quando elas começaram a falar do jeans de estimação, acho que ali eu ainda estava pensando em como minha perna tava doendo de tanto ficar em pé. Então só por instinto, decidi perguntar se toda mulher tem um jeans desses. Ao descobrir que não só toda mulher tem um, mas que ele também vem associado ao humor e um modo de vida, elaseeunomeio se animou e subiu no sofá pra dar start à conversa.


"Eu falei que meu jeans tinha rasgado e ele mandou eu jogar no li
xo... Olha só! Meus olhos enchem de lágrimas só em pensar nisso."

Quando elas dizem que um jeans é de estimação, elas estão falando sério. Entre ele e uma mulher existe um amor imenso que surgiu precisamente no dia em que ela o experimentou pela primeira vez ainda na loja, dentro do provador. Quando uma mulher veste um jeans made for her, dali saem faíscas e fogos de artifício que enchem de luz o restrito cubículo de espelhos. Olhando-se no reflexo, ela já sabe de cara que não vai parar de usá-lo elegendo-o, já ali dentro, como a peça-chave do seu guarda-roupa. E uma vez que um jeans a tenha vestido como uma deusa mitológica, não é um zero a mais que vai impedi-la de levá-lo pra casa. E tenho pena de quem a impedir de passar o cartão.
Uma vez adquirido, o jeans ganha todo um perfil mágico, já que cai bem com absolutamente tudo que você colocar por cima. É o item mais valioso dentre todos os outros, embora muitas vezes possa não ser o que custou mais caro. Esse tipo de jeans é daqueles que entra ano, sai ano, continua potocando por aí de balada em balada levando banho de cerveja, limpando mão podre e enxugando lama no vento. Quando você escutar uma mulher dizendo: "essa calça já tá andando sozinha", isso significa que ela simplesmente a está usando por vários dias, loucamente, compulsivamente e sem lavar. Nesse caso, tenha certeza, é aquele o jeans de estimação dela.
Eu, naturalmente, perguntei como elas fazem pra sobreviver a esse período obscuro e assustador que tem inicio logo que se coloca a calça no cesto de roupa suja. A resposta foi:

"As vezes como eu uso ele a semana inteira, aí eu lavo no sábado de
manhã, e no Domingo à tarde ele já tá pronto pra usar de novo"

rsrsrs
Tem dias em que uma mulher quer somente ser feliz e sair de casa confortável. Certamente ela vai puxar o jeans mágico. Há dias em que o tempo é curto e elas precisam se arrumar em tempo recorde, isso significa jeans mágico que cai bem com tudo. E tem dias também em que elas abrem o guarda-roupa e até tentam ignorar aquela peça mágica dobradinha ali dentro decidindo colocar outra calça. Pronto. Tem início ali o maior muído da face da Terra causando revolução no guarda-roupa inteiro... Elas vestem uma blusinha, que depois trocam por outra, colocam casaco, acrescentam pulseira, mudam a sandália, colocam brinco, tiram brinco... e sempre tem alguma coisa esquisita. E nesse estresse que aos poucos vai assumindo uma irritabilidade catastrófica, elas têm que admitir: nada vai dar certo sem o jeans mágico. Basta vesti-lo e voilá! Cai lindamente bem com tudo e com elas próprias.
Quando as coisas estão dando errado ou quando existe aquela íntima certeza de que o dia vai ser a personificação do caos, pelo menos uma coisa vai dar certo. Ou seja, a calça não vai cair, não vai apertar e vai esconder tudo que houver para esconder.

"Sempre tem uma roupa que vale até o último centavo que você paga!"


O jeans mágico é uma delas. As vezes ele é um item adquirido naquela liquidação dos 50% e que ainda assim custou caro. Em outros casos, ele custou pouco e continua durando muito. E aliás, essa é uma peça que dura além da validade. Em média um jeans mágico vive pra lá de cinco anos e resiste a todas as tentativas de destruição advindas do tempo e do olho gordo alheio. Conheço uma mulher que o jeans dela já rasgou pelo menos umas duas vezes e nas duas vezes ela mandou reformar pra continuar usando. E olha que o rasgão é no fundo viu? Dá pra perceber pela barra um pouco mais aberta que o normal, que a calça dela foi comprada realmente há alguns anos atrás naquele tempo de transição da boca de sino para a skinny que vocês morrem de paixão hoje em dia.
Agora imagine só o que uma mulher sente quando, num belo e maravilhoso dia de sol, ela pega seu jeans mágico, coloca as duas pernas e ao puxa-lo pra cima... ELE NÃO CABE! Ela espanca, faz força, veste deitada, pula, esperneia, se joga na parede, seca a barriga, grita, bate a cabeça no chão e se atira da janela... mas não tem jeito, a calça simplesmente não entra. Nessa hora pode ligar pra farmácia e pedir um rivotril que o estresse tá só começando. Além de ter que usar aquela outra calça que tem aquele brilhinho insuportável, a menina ainda passa o dia inteiro sendo lembrada que engordou alguns quilos. Isso quando ela consegue se convencer a usar outra calça né? Um abusrdo desses pode destruir uma saturday night: "Se eu não tiver minha calça, estou sem roupa".
E se você pensa que agora que ela engordou, vai aposentar o jeans... isto é um engano. O relacionamento é tão profundo e masoquista que elas assumem como meta de vida emagrecer para voltar a caber dentro da calça novamente. Não adianta comprar um jeans 40. Ela PRECISA caber no 38 de novo.

"Minha mãe comprou uma calça 40 pra mim, acredita?! Mãe! Bata em mim e me chame de gordaaa!"

rsrsrsrsrs
Eu amo essas meninas! Sempre que eu penso "pronto, agora eu me lasquei não tenho mais nada pra falar sobre as mulheres", eis que me aparece uma coisa dessas. Começo a acreditar que há muita razão em chamar de universo o mundo feminino.
Roupa é a única espécie de produto que está sempre em contato com a pele, com o corpo, com as pulsações físicas. Acho que é por isso que se vestir mexe tanto com emoções, porque uma roupa é o que você escolhe para ser sua outra pele, sua bandeira, a materialização da sua força. E o jeans preferido das mulheres funciona como vestir uma armadura com a qual elas travam suas batalhas diárias. Ele quase sempre será a escolha recorrente para os dias de "pegar no pesado", ou para aquele momento em que precisam se sentir bem com elas mesmas para fazer fluir toda uma desenvoltura social.
Não é de se estranhar que uma peça tão intimamente conectada com a personalidade de uma mulher, tenha um tempo de vida tão longo. Na realidade elas jamais se desligam dele. Quando vão numa loja comprar uma blusa por exemplo, elas procuram muito mais as formas e cores que irão combinar com O jeans, que está esperando por elas no guarda-roupa, do que as que lhe parecem bonitas. Ter que admitir que aquela calça está morrendo de morte morrida, é uma tarefa demais indigesta. Então, se o rasgão é impossível de reformar e se sua calça está com ímpetos suicidas pregando em todo lugar pontiagudo torcendo pra que você a atire no caminhão de lixo que passa na terça-feira, ainda há uma solução:

"Eu to pensando em fazer um filhote dessa calça. Transformar num short!! Uma little baby."


Problema resolvido.
Vida eterna ao jeans de cada dia!
rsrs

5 comentários:

Anônimo disse...

huahuahauhauahuahuah

minha mãe tem 47 anos.

Há uns 3 anos atrás ela me apareceu com uma calça jeans, dizendo que ia pq ia entrar naquela calça de novo. Detalhe: ela tinha 27 qnd usou pela última vez!!

Ela emagreceu 15 quilos e entrou na bendita calça!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Td mês ela dava uma tentada, dava uns pulinhos, e tal. Até q um dia ela conseguiu entrar!

Até hj ela usa essa relíquia!!

Quanta Luz disse...

caramba... eu tenho escutado tanta coisa sobre os jeans que eu nao colquei aqui! Acho que preciso conversar com todas as mulheres do mundo toda vez que eu for escrever.
god save the msn!

ingrid disse...

Ain meo Deus! mas q menina mais desesperada pela calça de estimação! imagina, fazer ate um short dela por amor?!
aposto q isso vai mudar o humor dela durar algum tempo ate ela encontrar um jeans de estimação novo na proxima liquidação de inverno... ou de verão... só Deus sabe qndo esse amor vai acontecer de novamente!

sorte pra essa menina desesperada!


valheu Eduuu!

Anônimo disse...

eu me lembro bem quando consegui encontrar o meu jeans de estimação, aquele pedaço de pano que simplesmente parece que nasceu pra mim. vesti-lo é como ser abraçada milhões de vezes e saber que ele vai estar sempre lá (drama!) quando eu precisar dá mesmo um alívio. ele já tem vida longa, uns 3 anos. desbotou nos lugares certos, já foi costurado, e recosturado. sobreviveu a algumas calças intrusas que teimaram em surgir no guarda-roupa, e continua lá!
muito bom o post, e muito verdadeiro também!
:D

karen disse...

Eu sei que o post é mto antigo mas cai de paraquedas aqui e adorei o texto. Estou velando meu jeans de estimação e debatendo se devo ou nao fazer um shorts... hahahahha! O bendito jeans foi presente de aniversario mandado pela melhor amiga q morava na espanha ha mais de 4 anos atras... sobreviveu quilos a mais e a menos, foi eleito uma das poucas peças da minha mudança para os eua há 2 anos atras; e sempre perfeito como uma luva! Ai que tristeza! rsrsrs.

Parabéns pelo blog e espero que continue escrevendo :)

Postar um comentário

Subscribe