11/21/2009

cá entre fios

Postado por Quanta Luz |

Não há nada que carregue a nossa personalidade e até um estado de espírito como os cabelos fazem. As vezes uma mulher acorda sem saco pra vida e tudo o que consegue é fazer um rabo de cavalo. Quando há disposição, surge uma trança. Em outras vezes até que o cabelo ta legal, mas não há tempo de dar aquela velha escovada na franja... e ai não há duvida: franjão pra tras e grampo nela. E algumas vezes ele aparece solto e com movimento deixando aquele rastro de perfume que só o cabelo de uma mulher possui. E ali, entre um fio e outro, existe algo a ser dito.
Tem uma música dessas bandas de forró super engraçadinha chamada "Novo Namorado" (isso eduardo, que péssimo exemplo você trouxe hoje) que fala sobre a mulher que foi, digamos, passada pra trás por um homem. E ai ela fala que vai seguir em frente, que não vai se deixar abater e nesse processo ela canta: "Pintei o meu cabelo, me valorizei". Não gosto muito desse tipo de música, mas eu sempre achei esta interessante por explicitar uma peculiaridade feminina que é essa relação especial que elas mantém com o cabelo.

"Toda mulher a primeira coisa que muda é o cabelo.
Pra mim define muito a personalidade de alguém. A maneira de assumi-los reflete um pouco a maneira de encarar a vida"

It's true. Quando uma mulher pensa em mudar, ser outra e melhor, vai no espelho e de cara já vai mexendo no cabelo. Acho que espelhos foram feitos para ver se o cabelo está bom, mais do que qualquer outra coisa. E se vocês são noiadas do jeito que eu sou noiado, então não resistem ao velho vidro fumê de guerra. Isso é até uma coisa triste e irritante... todo carro pelo qual você passa, você olha pro vidro e ajeita o cabelo. É aceitável que todo o resto esteja desordenado, mas o cabelo feio é o fim.
Eu acho interessante perceber que uma vez que você tira 10 cm do comprimento do seu cabelo, você não é exatamente a pessoa que era com o cabelo antigo. E se é, determina-se a não ser mais. Cabelo é uma coisa que você tem que sustentar com a sua personalidade, não dá pra ter um corte de um jeito e agir de outro.

"Minha época de cabelo roxo 'coincidiu' com a época que eu passei mais tempo brigada com meu melhor amigo. Foi a época que eu mais descobri e procurei coisas novas"

Pintar o cabelo é a maneira mais evidente de por em prática uma nova era da sua vida, em especial se ela é radical. Mas a mulher há de estar preparada para os retoques recorrentes de raíz, hidratação e toda uma série de cuidados que um cabelo quimicamente tratado deve ter. Mas acho que um ritual a mais ou a menos nem faz diferença na vida de uma mulher porque tudo é, de fato, um ritual na vida delas. E por falar em química, não poderia vir aqui sem comentar sobre esse verdadeiro fenomeno e marco na história dos cabelos que é o tal do alisamento definitivo.
Exitem dezenas de tipos de alisamento e eu não acho que exista realmente grandes diferenças entre um e outro, corrijam-me se eu estiver errado. Mas acho que o alisamento é um treco complicado. Porque é muito comum o cabelo ficar com aquele aspecto palha, duro, né? Eu já vi muitos assim, e fico me perguntando se não é melhor assumir a beleza particular da realidade do que ser uma imitação sem muita classe.

"Meu cabelo era na cintura. Fui cortar e pedi que ela tirasse uns tres dedos. Ela tanto fez que acabou me fazendo acreditar que eu deveria cortar acima dos ombros. Meu cabelo era lindo."

Cabelo também é dinheiro. Essa é a minha diarista coitada. Veio do interior e foi inventar de cortar o cabelo numa "garagem" de beleza que tem aqui perto de casa. O cabelo da criatura jamais havia sido tocado por uma gotinha de amonia ou formol e nem sequer tinha sido pranchado algum dia na vida. 100% virgem e liso que não dava uma volta. E a cabelereira que não é besta nem nada tacou a tesoura no cabelo da pobre e guardou bem guardadinho pra vender naquele precinho camarada sem dizer nada. E essa não foi a primeira vitima dela. A mulher joga sempre a conversinha de que cabelo curto tá na moda e as meninas nem sabem que podem vender o proprio cabelo. Agora imagine o barraco que rola depois que a falcatrua é descoberta né. Só gritaria. Favela é um must!
E falando em gritaria. O que seria da briga de rua da mulherada se não fosse as longas madeixas? Primeira coisa que a mulher faz quando parte pra cima é puxar o cabelo da outra. É muito engraçado mulher brigando, como pode? Só presenciei uma dessas na vida e ninguém teve coragem de apartar... não porque não dava, mas porque ninguém queria perder o espetáculo. Vocês são engraçadas.
Mas enfim...
Gosto de pensar que sempre que a gente corta o cabelo, uma parte da gente vai embora, para nascer diferente. É como se ele fosse uma parte nossa impregnada dos cheiros que sentimos, do sol que tomamos, do vento com o qual dançamos, e até da pele de alguém que nos tocou e ficou por lá. O cabelo revela parte da nossa história recente e pode até dar pistas do tipo de vida que levamos, de como a encaramos e até o que pensamos.
O cabelo na vida de uma mulher é como o estrógeno da sua aparência. O que lhe confere exoticidade, neutralidade, beleza, apatia, limpeza ou até sensualidade. No fim das contas é o que diferencia realmente ela das outras. Há uma identidade lá.
Termino com as palavras de um autor que eu nao sei quem é, perdoe-me. Acho interessante a conotação dada aos cabelos que, realmente, dão muita margem para a poesia e são constantes no discurso de quem tá perdidamente apaixonado.

"
Carrega na cabeça, na parte do corpo que é mais nítida e mais marcada, uma coisa rebelde como um mar e confusa como uma floresta. Está quase fora do corpo, é uma espécie de jardim privado, onde o dono exerce à vontade sua fantasia e sua desordem. É qualquer coisa que cresce e que transborda como se estivesse livre do domínio da alma."


(agradecimentos especialíssimos a aryuska, leitora do blog, e que contribuiu profundamente para o texto de hoje! ela também tem um blog, Profundamente 'clica aqui'. ;D)

8 comentários:

Anônimo disse...

"As vezes uma mulher acorda sem saco pra vida e tudo o que consegue é fazer um rabo de cavalo. Quando há disposição, surge uma trança."
eu complementaria assim: e qndo ela passa a semana variando nesses penteados, pode ir atras: ela ta com preguiça de lavar o cabelo!
#digologo


ótimo texto Eduarrdo
;***

Gigi. disse...

vc contou nossos segredos!
agora todos vao saber que rabo de cavalo, trança e franja p tras não são novos penteados para variar um pouco mas sim nossa mais discreta forma de dizer "cansei"!

adorei teu blog.

aryuska disse...

Aih Edubs, o texto ficou ótimo (e com direito à propaganda e tudo, que chique!), e precisando da minha verborragia é só falar!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

=***

Rebeca disse...

acho q o cabelo diz muito do humor que a pessoa esta em certo dia, ou até das intenções da pessoa...

Júlia disse...

Nem fale...

cortei meu cabelo meio curto (pra mim) e achei ótimo!

Mas agora, depois de quase dois anos (eu acho...) tô querendo deixar eles beeeeem grandes de novo.

Sei lá... é como se tivesse faltando um pedaço de mim...

Torcendo pra ele crescer bem rapidinho!!!

Post ótimo Edu!!

Carol Barbosa disse...

Leio sempre seu blog, acesso todos os dias para ver novos posts seus, e nunca havia comentado! Não sei, talvez não achasse necessário dizer algo que já deve ser do seu conhecimento. Você escreve muito, muito bem! Todos os seus textos são lindos, e sei que sou só mais uma a lhe dizer isso, mas quero que saiba que seus textos são realmente muito bons. Expressam tudo aquilo que sentimentos e muitas vezes não sabemos como botar pra fora. Ao ler seus textos, fico mais leve, compreendo as situações de uma melhor maneira e me divirto ao lê-los. Parabéns, e é claro, continue escrevendo haha

Amanda disse...

o texto q vc finaliza é de Gustavo Corção... Não, não sou nenhuma bibliotecária lunática... Mas é que sofro dessa ingratidão de não me lembrar quem foi que disse o que e, nessas horas se não acabo descobrindo entro em parafusos... Por isso, o Google, meu fiel escudeiro... Achei que pudesse agregar-lhe! É um trecho do livro Tres Alqueires e uma Vaca...rs

simone disse...

este texto é de gustavo corção,e esta no filme saneamento basico,e tambem na parede o meu salão de cabeleireiro.

Postar um comentário

Subscribe