11/24/2009

@mundo

Postado por Quanta Luz |

A noite sempre cumprimenta o dia em silêncio. Já ouviram o discurso dela? Emudecida, recolhe-se em sua melancolia repleta de esperanças, sem a coragem de levantar os olhos e ficar cega. Ela acha, e nem desconfia, que ver o nada é enxergar tudo. Mas nem é disso que quero falar, dessas horas em que o manto escuro veste o mundo. Vou agora andar ao contrário pra que tudo pare no imaculado segundo em que o homem e o chão não é um nem outro. Quando a luz não é luz e a sombra não é sombra. Estou aqui, no meio fio do mundo, cansado. Esperando que o sol, na coxia, evapore as lágrimas que ele chora e finja a antiga alegria desesperada que encanta os otimistas.
É certo que houve um tempo em que a gente achava que o que queríamos correspondia ao que se realizava. Inegavelmente, por um ano ou dois, conseguimos acreditar que a vida não é bem essa tragédia que as pessoas cochicham por trás da porta. Ninguém quer que os outros descubram o caos que é a própria vida, e, debilmente, fingem um ar fugaz que volta pra sufocar assim que deitam a cabeça no travesseiro. A noite é muda, e costuma ser implacável a menos que você tome dois comprimidos de azul-céu.
Um dia descobrimos, lívidos e consternados, que querer não é conseguir, que andar não é prosseguir, que não pensar só é bom a curto prazo e que, finalmente, amar é bem menos do que você pensa ou algo muito diferente do que dizem os mais velhos. Com o tempo (e só com ele), você compreende que o primeiro amor raramente será o único e que as pessoas únicas dificilmente estarão com você no fim da vida. Fatalmente o "cada um por si" se torna uma verdade independente do "você não está só".
Perdão o pessimismo.
Perdão o realismo.
Mas o maior fato de todos é que a gente nasce, obrigatoriamente se relaciona, experimenta, acha ruim ou o máximo, perde as chaves pelo caminho, erra muito, aprende três coisas e, apesar de amar alguém, morre.
Mas que chato eu estou sendo ao dizer isso né?
Ninguém quer ouvir a verdade. O que a gente quer é viver os segundos ao invés das horas. E porque é rápido, queremos muito de uma só vez. Eu quero tudo de uma só vez e que sobre pro final de semana. Todos os dias temos a oportunidade de olhar pro espelho e, com cara de criança, subir a árvore que ninguém deixa a gente subir. O sol (esse falso) nos acorda todos os dias de manhã pedindo para que, por ele, a gente escolha ser alguém diferente de quem éramos ontem e indiferente da de quem seremos amanhã. É que com os anos, os músculos enrijecem, a mente falha, o coração esfria e a verdade maior que todas as verdades...brilha queimando. E ninguém quer ouvir a verdade que destrua a delícia de ser um mentiroso.
A vida é engraçada. Demais até.
Mas o que me destrói, mais do que o vento que corta a rocha, mais do que a água que inunda as ruas, mais do que a terra que traga os desavisados... é quando alguém me encara com a insuportável despretensão de quem talvez ama e que somente vive aquilo que desperta a curiosidade. Quando alguém abre um sorriso largo e ligeiramente intrigado, assim como se dissesse: "não entendo porque me ama, mas acho bonitinho."
Eu acho engraçado.
Acho engraçado que a vida seja engraçada por ser prepotente e mal educada. Acho engraçado que a gente passe a vida no limite do abismo e seja enterrado com a roupa combinando com as meias. Que o epitáfio, gravado na lápide, seja "amado irmão" e não "como passou rápido". Acho engraçado que eu esteja dizendo essas coisas aqui, sabendo que eu não tô nem aí pra verdade, que eu não tô nem aí pro que se deve estar e que eu só quero é saber por onde eu vou me aventurar amanhã.
Desculpa, acho que falei descombinado e rápido demais. Tô puxando conversa com o mundo e esperando que ele me dê atenção.
Enquanto isso, a gente fuma um cigarro.
Acende pra mim?

17 comentários:

Carol disse...

:OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
você se supera :OOOOOOOOOOOOOOOOOO

rafael disse...

você se supera [2]

Quanta Luz disse...

a vida se supera.

aryuska disse...

¹"não entendo porque me ama, mas acho bonitinho." (eu não preciso comentar, preciso?)

²"Com o tempo (e só com ele), você compreende"
(tem coisas que só o tempo resolve, nos mais diversos ambitos, e por mais que você esmurre a parede!)

=*

Júliaa Monhol disse...

você se supera [³] muuito perfeito !

birigui disse...

"não entendo porque me ama, mas acho bonitinho."

a vontade é dizer:

__ Não entende, colega? Então, acho que você precisa de análise mais do que eu

;/

Anônimo disse...

O melhor de todos até agora!
Apesar de eu axar que muitos são a minha cara, esse sei lá... foi tao significante!

"...as pessoas únicas dificilmente estarão com você no fim da vida. Fatalmente o "cada um por si" se torna uma verdade independente do "você não está só"."

Muito bom mesmo!

C.Cassandra

Anônimo disse...

"Perdão o pessimismo.
Perdão o realismo."

"O sol (esse falso) nos acorda todos os dias de manhã pedindo para que, por ele, a gente escolha ser alguém diferente de quem éramos ontem e indiferente da de quem seremos amanhã."

APENAS INTENSO E EU ADOREI!
=P

Já está linkado ;)

Anônimo disse...

É engraçado como algumas situações no calor das emoções parecem definitivas. Amores mau resolvidos(para um dos lados, é sempre assim!)...
Mas com o tempo( maldito tempo! a gente quer as coisas do nosso jeito n qr esperar!) tudo se resolve e o problemas parecem ser bem menores.
Desculpe-me pelo otimismo mas as coisas não são bem assim!
Felicidades Edu!

Sonnale Ranielly disse...

Quem tem um blog é assim: uns vão dizer que sim, outros vão dizer que não. rs
Eu apenas leio, e adimiro tanta franqueza num texto. As pessoas crescem e é bonito ver isso. Belo texto, Eduardo.

Sally Cinnamon disse...

Du, meu filho. Que texto fodástico!
Sai do design e vai escrever um livro!

Sally Cinnamon disse...

Detalhe, se você souber quem sou eu, não diga meu nome. Quero permanecer anônima...

;D

Amanda disse...

Só me faço um pergunta...Pqe raios vc faz design?
É a primeira vez que passo por aqui e, pelo jeito vou ler o blog todo... Não sei se concordo em gênero, número e grau, mas a maneira como vc se expressa transformou o tédio do msn, youtube, twitter e adjacentes, em uma noite muitíssimo interessante! Grata pela companhia!!!!

Ana Cristina disse...

Com este texto virei fã do blog!
Sem palavras'

Anônimo disse...

Meuuu showw este texto, vc realmente sabe dar significado a vida... o que é raro hoje em dia... Encontrar sentido no que na verdade não há sentido algum... É a vida é msm engraçada d+...
Parabénspelo texto cara..
flwss

Roberto disse...

Acendo sim! me arruma um cigarro?

Anônimo disse...

Du, vc torna-se completo e único a cada leitura que faço...milhões de beijos... Acendo seu cigarro.... me ensinar a fumar ???

Postar um comentário

Subscribe