9/28/2010

sobre esmaltes

Postado por Quanta Luz |

"Mulher é engraçado: diz que escolhe pela cor, mas compra pela marca. Como assim?"


hahaha
Como assim? Como assim não é pergunta que se faça em terra de mulher. A gente apenas faz que sim com a cabeça como se tivesse compreendido. É, asseguradamente, a melhor coisa a se fazer em especial se você é homem e o assunto é esmalte. As aspas acima foram resultado de respostas dadas por mulheres quando perguntadas se o critério de compra de esmaltes era a cor ou a marca. É claro e evidente que vocês, criaturas do pântano, responderam que "sim, ambas as alternativas, por favor". Como lidar?

"Comprar esmalte pra mim é como comprar sapatos. Se seu dia foi horroroso, nada melhor que um esmalte pra deixar você mais feliz, nem que seja só nas cores, nem que te deixe feliz aparentemente. Um esmalte colorido deixa qualquer mulher mais feliz"

Duas leitoras do elaseeunomeio, que também são amigas minhas dá licença, aventuraram-se neste mundo com cheirinho de benzina para desvendar as coisinhas miúdas que existem para se saber sobre esta relação fecunda entre mulheres e esmalte. Elas chegaram a algumas estatísticas interessantes que, carinhosamente, cederam para o nosso livre entreternimento inteligente, aqui no sofá mais estrogenado da web.

Primeiros dados importantes: 75% das entrevistadas pintam as próprias unhas, 85% compram seu próprio esmalte e 65% pintam as unhas a cada semana. Ou seja, elas gostam e fazem questão de ligar o 'para-tudo' e curtir ali aquele momento mais menininha de todos, só dela, se drogando com o cheiro do esmalte. Um dos momentos mais particulares e próprios de uma mulher, certamente. Ali não é só uma atividade de beleza. Tem todo um sentimento de prazer, de auto estima, bem estar que, invariavelmente, as fazem cantar baixinho e distraidamente uma música que está em suas cabeças. Pintar as unhas é sobre sentir-se bem consigo mesma, mais do que um exercício estético.

"Quando você decide mudar a cor do esmalte que sempre u
sou é sinal que alguma coisa mudou em você. Isso também acontece quando a gente picota os cabelos..."

"Comprar uma determinada cor de esmalte é que nem comprar o espírito que acompanha a cor desse esmalte. Sabe?"


Se eu sei?
Bom, você que se senta aqui neste sofá todas as semanas já deve saber que nada, absolutamente nada, é simples quando tem a ver com universo feminino. É como esmalte, que tem um espírito perto dele entende? rs Explico. A mulher quando pinta a unha de uma cor, não há nada de aleatório ali. Ela pinta pra ser romantica, pra ser do rockmermão, pra ser soltanabalada (sem parecer que houve qualquer intencionalidade, claro), ou então parecer neutra apenas. O esmalte faz por uma mulher a mesma coisa que uma roupa, que um salto, que uma maquiagem consegue fazer por ela. O esmalte está no mesmo pé de igualdade em torná-las bem sucedidas nesta tarefa que elas desempenham com excelencia e nas quais são invencíveis: aparentar ser o que, nem tanto, são.

A maioria das meninas escolhe seus esmaltes, em primeiro lugar, pela marca e aí depois sim, pela cor. A pesquisa diz ainda que, quando não conhecem a marca, compram pelo que ouviram das amigas. Claro, o já velho conhecido serviço secreto da chapinha. Infalível, como sempre, em compartilhar informações de extrema utilidade. É ele que diz, por exemplo, que o pincel da ana hickman não é eficiente ou que o Hits é o conteúdo mais consistente. Os da risqué são os mais amplamenete difundidos entre elas mas, diz o consenso geral, a frasco mais 'bonitinho' é o da Impala. E os da Chanel, nem se fale, é o girls bestfriend da hora.

Mas essas são só os as marcas de esmalte. Você homem nem se anime achando que vai ser capaz de surpreender a menina com esmalte não. Ah não. Quando se parte pra dar nome as cores, aí meu amigo, é uma alopração que eu nunca vi. Primeiro porque nunca vi isso de cor ter nome de gente. Esmalte se chamar Marina... Gente, pare? Aí depois vem a acanalhação: azulejo portugues (!!!!!) e... Essa é ótima: tem uma cor chamada Renda gente! hahaha Renda! Por que? POR QUE MEU DEUS?????????

"Acho q essa gama de cores que está aí no mercado representa a liberdade que nós mulheres temos hoje para sermos do jeito que queremos sem nenhum tipo de restrinção. Vermelho é esmalte de puta?!!?!? Mas Sandy usa. E aí?"

E aí né?
Tem uma amiga minha que não pinta as unhas de uma determinada cor por causa do namorado que desaprova. É uma circunstancia muito nítida de como a cor das suas unhas representa a pessoa que você é e a autonomia que você tem sobre si mesma. Então há mulheres tipo francesinha que são o auge do bom comportamento, sóbrias, ousadas mas nem tanto e, com alguma possibilidade, represadas. Tem as mulheres das unhas pretas também. É o tipo mais independente de todas, dotadas de uma independencia que transita entre o extremo do rebelde (do rockmermão) e o extremo das auto suficientes. Tem as das unhas vermelhas que são estranhamente delicadas e resistentes. As modernas com antena instalada, que são adeptas de cores fluor e inesperadas. E por aí vai a lista.

"Há quem fale que é futilidade mas é isso que move o mercado. Acho importantíssimo essas futilidades porque são elas que marcam época. Levo isso como um assunto que eu vou ter nas décadas futuras, e tenho certeza q minha filhas ou netas vão amar falar disso comigo."

Desde que eu me entendo por gente esmalte ou é aquele branquinho meio tranparente, o vermelho e o preto. No final da década de noventa estourou uma onda de cor fluorescente mas que não ganhou muita força e morreu na praia dos anos 00. Passadas as temporadas, chegaram as tais das unhas decorativas que simplesmente fudeu com a vida da manicure alheia que teve que se virar em mil pra virar artista plástica de unha. Um minúncia só pra desenhar a florzinha, as montanhas atrás e o sol nascendo. Sem falar as hardcore que conseguiam desenhar com realidade um zíper abrindo na unha, gente.

Mas nunca fui nascido pra presenciar essa febre indiferente a tylenol que é a dos esmaltes hoje em dia. Pelo que eu consigo lembrar, tudo começou com o verde jade. Aí de repente as meninas começaram a aparecer com as unhas coloridas e a coisa ganhou proporções fora de controle. Há no mercado esmalte para cada cor com direito a variação de tons e texturas. Tem agora o tal do mate que deixa a unha fosca e surgem por aí técnicas para dar alto brilho. As cores com os nomes mais descabidos, designers e famosos emprestando-se a empresas de esmalte, consumo frenético construindo vícios e, o que é mais significativo, um boom sem precedentes que libera blogs de menininha (que é na realidade de esmalte) aos milhares como nunca se viu antes. Quer colocar propaganda no blog, com certeza alguma será de esmalte. Seguindo o modelo Garotas Estúpidas de ser, Impala e Risqué encabeçam o fenômeno encontrando nesses blogs da moda, uma publicidade fácil, barata e, portanto, lucrativa. Porque vamos convir, o mercado estritamente direcionado às mulheres dá um dinheiro que não é brincadeira viu? E não é de se espantar, suas maníacas consumistas! rsrs

"Não cosidero futilidade alguma o que pode unir pesso
as. Sabe uma inimiga? Pronto. Posso não gostar dela mas quando eu estou falando de esmalte, ela vira instantaneamente minha melhor amiga"

hahahauauauha
Gente, vocês não existem não. Para tudo, diretor.
Quer dizer que esmalte cura desavenças, une essas mulheres competitivas, pscicopatas e 'o meu mais bonito'?
Juro. Eu juro que não sei por que razão essas coisas ainda me causam espanto.



voltarei.

9 comentários:

kuka disse...

O bom, é que hoje eu entrei numa loja de cosméticos pra comprar um reparador de pontas (não precisa falar que eu levei também um mousse, e 3 tubinhos de hidratação neah?), e quando eu passo pela sessão "esmaltes" sinto os olhinhos brilharem. Bate aquela felicidade. Eu olho pra vendedora, pros esmaltes, pra cestinha que tá na minha mão(denunciando meus excessos), pra vendedora de novo, e digo: "não né? já comprei esmalte essa semana. preciso me controlar!". E juntas caímos na risada. =X

Lívia Duarte disse...

Ah Eduardo, você descreve tudo mesmo né? kkkkkkk
Bom, só por coincidencia tô usando o Marina que tu citou ali. E é td verdade mesmo, acredita que eu conheci todas as cores da ultima foto de esmaltes do seu post? eu tenho duas delas. é um vício mesmo... como a colega aí em cima falou, ontem fui comprar uma ampola pra hidratação e também saí com mais coisas que devia, inclusive um esmalte da hits! kkkkk Beijo

Quanta Luz disse...

rsrrss vocês são ótimas viu. um xero!!

Camila disse...

Minha cor preferida é vermelho 'desejo', meus amigos odeiam e 'brigam' comigo quando veem o vidro de esmalte, mas babam legal quando a unha tá pronta. Vermelho é uma cor universal e combina com tudo - principalmente com aquele pretinho básico. *-*
Teve uma cor que era 'brilha no escuro', da Risqué. Achei um vidro aqui em casa, seco já. Fazia o maior sucesso! HAHAHA. *_*

Camilla Roberta disse...

Eu queria muito saber como esse cara entende tanto nós mulheres. Tão difíceis de serem entendidas pelos homens.

Você é foda!

e esmalte é tudo de bom!

Raisa Maciel disse...

Vc esqueceu de falar da linha de fortalecedores, que nao serve pra nada mas é um placebo sensacional pra qualquer unha! =)

Quanta Luz disse...

Placebo sensacional é? rsrsrsrs

Lívia Duarte disse...

Já eu acho que os fortalecedores funcionam sim. Aquele da colorama fortalecedor, e pró-crescimento (esse n vi mt utilidade não).

E tem também os esmaltes "reflexos", que dão outro reflexo ao esmalte já utilizado.

kkk
beijo DUDUU! SAUDADES.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkk... me vi completamente nesse post!
Minhas unhas são minha paixão se n faço na sexta é sinal que algo deu errado na semana...!

Postar um comentário

Subscribe