10/05/2010

Sobre relacionamento - o ultimato (pt. I)

Postado por Quanta Luz |


"Relacionamentos são relações de controle. Quem está no controle não se machuca"


Não é a coisa mais certa que vocês já leram em meses?
Bom. Já vi muito fim de relacionamento pra saber que, embora não seja de todo verdade, a frase faz todo o sentido pra maioria de nós que somos ex-alguém. Relacionamentos são sempre essa troca desequilibrada com cara de 'não faz mal'. A gente só percebe que está dando muito mais do que receb em troca quando é muito tarde. E quando se é tarde não há mais controle algum a ser recuperado. Você já está, inevitavelmente, a beira de um colapso.

Eis o seguinte: o mais fraco dentro de um relacionamento costuma ser aquele que se adapta ao próprio relacionamento e que, por isso, se torna a relação. Entende o que eu quero dizer? Relacionamento não é sobre adaptação, é sobre troca mútua. Mas isso é a coisa mais rara do mundo de se acontecer. Sempre tem alguém que a) carrega tudo nas costas e, aos poucos, vai se moldando para que as coisas possam funcionar do jeito que devem funcionar ou b) que dificilmente lembra que tem mais alguém no relacionamento além dele próprio. Tenho uma amiga que namora com um cara que é aquele tipo de pessoa que não só não adimte que quer as coisas sempre do jeito dele, como faz questão de evidenciar a maneira como ela faz errado tudo que ele diz como deve ser. Em outros termos, ele quer as coisas sempre do jeito dele.

"Hoje em dia eu nem dou mais cartaz. Antigamente eu ficava preocupada, achando que eu tava realmente fazendo alguma coisa errada. Mas já desencanei. Se ele quiser, vai ser do meu jeito também"

Na realidade não tem que ser do jeito de ninguém. A dinâmica no relacionamento é sempre natural e é naturalmente que ela se torna um atentado a sanidade emocional de alguém. Acho que o problema é que a gente tem essa mania irracional de sempre se render saltitante a um ímpeto, de atirar-se sem precisar saber aonde irá chegar e, como se não bastasse, achar que isso é a coisa mais certa a se fazer porque... Bom, você não vê nos filmes? É assim que se faz. É assim que se é feliz. Atirando-se numa paixão, sem pensar, porque isso é a coisa mais poética do mundo. E por que deveriamos ser vigilantes e moderados quando temos toda a licença poética para ser exatamente o contrário?

"Quando a gente tá apaixonada nenhum sacrifício dói. Depois que o tempo passa a gente começa a cobrar sacrificios um do outro e nenhum dos dois está mais afim de ficar pensando sempre no outro. Isso se ele fez sacrificios por mim realmente algum dia."

Estamos diante de um tipo de mulher que age de uma forma muito comum e que apresenta semelhanças muito claras umas com as outras. São, basicamente, as que amam demais (e errado). Para algumas mulheres só vale a pena o amor que lhes consumir dos pés às pontas duplas. Sabem que inevitavelmente acabam arrebentando as cordas do coração por causa disso. Ignoram que nenhum amor deveria ou poderia ser tão grande assim que nos deixasse nesse limite entre quem somos e o que nos tornamos num curto espaço de tempo.

Mas sua avó já dizia que tudo demais é veneno. E é. É como um ser vivo que nos invade e não sabemos como ele conseguiu entrar. Você simplesemente agora não sabe viver sem. E aquilo de repente cresce rapidamente fincando raízes por todo seu corpo, contaminando tudo até que você não saiba, porque já não lembra, como é o seu estado normal. E acreditem, você pode passar anos sem saber como é ser você mesmo, somente e neutro.

"Eu sempre me anulo, é incontrolável. É a história da minha vida, ser quem eu amo. Mas é uma merda pq isso acaba maltrantando a você mesmo e a relação se transforma na pessoa que eu me tornei. Sabe?"

Bom, não exatamente. Mas não duvido que seja assim complicado. Estar fora do controle e anular-se não são bem as consequencias que esperamos de um relacionamento, e acho que nós temos consciencia disso. É que a gente fica dando nome bonito a essas coisas. Perder o controle de si e da vida, ora, isso não é estar apaixonado? E anular-se é... isso é apenas impressão sua! Os amigos vivem soltando aqueles: "você não quer nem mais saber da gente". Na hora parece uma brincadeira, até um ciumezinho. Mas esse é um dos primeiros sinais de que você já ultrapassou há muito tempo a zona de perigo, aquela em que você não tem mais individualidade. Sua vida se torna a pessoa que você está namorando. Sem ela nada tem graça e você não sabe como se portar sem. Assim como sair de casa sem a bolsa a tiracolo.

Eu não acho romântico dois serem um. Isso de dois corpos e um só espírito. A maior cafonice sem sentido. O legal de um relacionamento é justamente você ser diferente de alguém, mas ainda assim gostar de estar junto. É você encostar a cabeça no colo do outro e conversar sobre coisas que nunca tinha ouvido falar, e aprender. Que graça tem alguém que concorda com tudo que você diz e que sabe as mesmas coisas que você? Quanto mais você se afunda nesse processo de um se tornar o outro, menos de si mesmo você permanece. Perde os amigos, perde quem você é e até sacrifica projetos de vida. E aí quando um dia tudo acaba, o que sobra? É de esperar que você precise comer um pote inteiro de sorvete com a maior colher que você conseguiu achar. Tá tudo liberado, até calorias à vontade, quando for pra superar um ex-amor.

Só vim dizer isso pra tentar desmistificar essa história pra criança dormir, de que é lindo viver paixões avassaladoras, romances épicos. Não faz mal, se você sabe lidar com ela. Mas a maioria não sabe. Se joga, de olhos fechados, e perde o controle da situação. Não perca o controle. Ao contrário do que se pensa, somos todos mais auto suficiente do que imaginamos. Você não precisa de alguém, você quer alguém. É bem diferente. Relacionamentos não tem e nem devem ter a ver com necessidade. Entende? Porque necessidade subentende deficiência a ser suprida. A história de tampa da panela, de achar a sua metade. Esqueça. Não existe isso de encaixe perfeito do seu coração. Arranque essa página daquele caderninho onde você escreve sobre seus sentimentos e que, possivelmente, você vai morrer de vergonha de ler mais tarde. Já disse aqui e volto a repetir: relacionamentos tem a ver com ser completo para viver em conjunto. Guardem, e pensem nessa frase. Me agradeçam depois. rs : )

"Você sabe, a vida não é um filme... É um monte de histórias que vivemos e todas acabam. Cedo ou tarde. Mas ok. Vou procurar minha próxima história. Espero que você faça o mesmo"

19 comentários:

Camila disse...

Concordo com CADA palavra. Como sempre.

Anônimo disse...

ADOREI o post!Já me apaixonei e me perdi, demorei certo tempo até me reencontrar.
Hoje eu sei que não vivi aquilo em vão e trouxe uma lição daquilo.
Se ver como uma pessoa completa é o príncipio pra uma relação saudável,começando ela em você mesmo.Você atrai o que transmite ou o que outro tbm gostaria de transmitir.rs
Hoje eu já não quero uma paixão , mais sim amar.

Camila Luz disse...

Brigada! ^^

Quanta Luz disse...

:D

Kris Janainne disse...

Edu! Adorei suas palavras e concordo com cada uma! Já me anulei por completo por alguém e sei o quanto isto não vale a pena, ao final de tudo senti mais perdas que ganhos. Com o tempo, percebi que alguém que não venha para somar não vale a pena, seja um amor, seja um amigo... Tem que somar, minha felicidade não depende do outro, mas o outro pode sim ajudar a aumentá-la, para mim foi o maior aprendizado depois de tudo.
Bjs

Emilly Lima disse...

Já faz um tempinho que viciei no blog, mas essa é a primeira vez que comento, enfim... Concordo plenamente com cada palavra, se for pra transformar relacionamento em necessidade, um dia a necessidade acaba e essa paixões avassaladoras que nos tiram de nós, sabe, tudo que é demais é sobra, uma hora ou alguém cansa ou até por algum motivo um ou os dois acabam se machucando feio. Já caí feio, já levantei, talvez um dia por não perceber eu caia de novo, por enquanto, vou acreditando que sou inteligente o suficiente pra não botar o amor acima do que sou.

Frann disse...

Passando por aqui sempre!

Estou impressionada com a sua sabedoria!rs..
Amei todos os textos que li ate hoje no seu blog e fiquei me perguntando como não o tinha encontrado antes?rs...

Sabe quando você precisa de respostas?
Entrei por acaso e quando li esse post, eu me senti na berlinda!...
Ajudou d+!

Acredito que o que falta em grande parte de nós mulheres, é o bendito do amor proprio, acompanhado da auto confiança!

É aquele lema do desapego sempre ne?rs..Por mais dificil que possa ser, entender e praticá-lo, nada é nosso...

Esperando para ler os proximos post!^^
Atee *-*
:)

Anônimo disse...

Sempre passo por aqui , e é incrivel quando eu penso em algo vc escreve como dando uma reposta.
Acho que vivo isso , só que quando menos esperava estava completamente afastada de todos os meu amigos , vivendo uma vida super diferente, é bem complexo !
enfim...
esta ótimoo o texto Edu

Cíntia Gouveia disse...

Um amigo me mandou seu blog e eu ADOREI, quase naum consigo parar de ler, haha! Muuito bom mesmo. Já estou seguindo no twitter e não vejo a hora de mais um post!
Parabéns!

Mari disse...

na minha vida toda, todos os homens que eu mais amei tive que sequencialmente aprender a esquece-los. Que mundo é esse? que confusão é essa? que para não sofrer por amar demais tem que negar a existência do ser amado?
Juro gente, que não entendo toda essa confusão.

Anônimo disse...

pq simplismente tava precisando escutar exatamente essas palavras... vc n sabe como me fez bem... me achar em qt posso...!

Karllen Louise disse...

É cara, eu estava mesmo precisando ler isso! Apesar que eu já fui mais "perdida" e hoje me esforcei pra me encontrar mais, mas ainda me falta muita coisa.
Você escreve muito bem, parabéns.
Beijos

Anônimo disse...

eu quero um novo post! :x

Anônimo disse...

eu quero um novo post! :x²

edianata disse...

adoreiiiii.
são otimos os post tudo a ver . :)

Anônimo disse...

Como é bom... entrei em uma comunidade do orkut e encontrei a comunidade de vcs. Me tornei seguidora agora.
Estava presa no meu quarto desde ontem pelo termino de um namoro complicado que parece que só eu estava nele.
Ajudouu bastante! Salvou meu domingo!
Bjuss

Anônimo disse...

ah, aguarianos!!!!

Camila Maldonado disse...

amei os post confesso que to ficando viciada descobri esse blog hj pelo facebook é simplesmente moooooooooito bom
bjs

Laísa Rosolen disse...

Edu, e os textos novos? me apaixonei pelo seu blog!

Postar um comentário

Subscribe