9/16/2009

sobre o amor que procuramos (parte 2)

Postado por Quanta Luz |

Lá estava eu esperando meu onibus naquele calor do mal quando percebo que estou sendo fatalmente acometido por uma das minhas crises existenciais. É interessante como esse blog e principalmente vocês, as quais a maioria eu nem conheço pessoalmente, se tornaram o lugar pra onde recorro na alegria e na tristeza, na saúde e na doença por todos os últimos dias da minha vida. E torcendo realmente para que a morte não nos separe, começo o post de hoje nostálgico o suficiente para falar disto que nos acomete "sempre e tanto": amor. Acho que finalmente estou chegando a uma teoria consistente sobre o assunto.
Está aqui escrito num post-it pregado na minha parede: "Escrever texto sobre as carencias que chamamos de amor". Isso quer dizer que já faz alguns dias que venho pensando sobre o assunto, mas só agora consigo admitir, de fato, a realidade das minhas idéias.
Esse ser vivo que tem me habitado nos ultimos dias, louco pra virar texto, nasceu quando li um email que um amigo meu tinha me enviado. Esse meu amigo tem um lado filosófico que lhe é muito peculiar e, no último parágrafo das coisas que escreveu, ele disse o seguinte: "Por que teimamos em buscar um par ideal? Por que isto é da natureza humana?"
Isso me intrigou. É fato que todos nós procuramos por alguém que nos arranque dessa vida de números ímpares onde nada é divisível. Só que poucas vezes ou nunca paramos pra pensar na razão de existir dentro da gente essa necessidade alucinada e absurda. E aproveitando que na minha listinha já contabilizo 6 meninas que terminaram o namoro nas ultimas semanas, tentarei ser útil neste pós operatório que é um fim de relacionamento esclarecendo o que eu acho que seja o motivo de buscarmos um par" ideal".
Em primeiro lugar a gente só se apaixona por uma pessoa se, ao mesmo tempo, precisamos dela. A nossa procura por alguém é, na realidade, uma busca secreta e inadmitida daquilo que nos faz falta. É natural que quando não temos uma coisa da qual sentimos falta, insitintivamente nos coloquemos a desejar e buscar. Quando encontramos alguém interessante, afinado com nossos desejos mais íntimos, descobrimos ali, em meio a fogos de artifício, uma forma de preencher as lacunas vazias que existem dentro de nós. É como se o outro pudesse lhe dar tudo aquilo que te falta. É por isso que se diz que a pessoa pela qual nos apaixonamos é uma projeção de nós mesmos. De alguma forma, com o tempo e por razões diversas, acabamos perdendo partes de nós mesmos pelos caminhos, criando fragilidades. E nessa situação em que nos vemos, procuramos, sem cuidado, por alguém que nos faça forte, felizes e, finalmente, completos.
Outro dia postei no twitter do elas, uma frase que me veio de repente. Disse que "é sempre um prazer imenso, quando amamos alguém sem precisar delas". É um alívio, na verdade. O fato de precisarmos de alguém é somente uma pista de como grande parte do que sentimos por ela provém de nossas fragilidades e carências e não da nossa vontade própria ou em resposta a sentimentos genuínos.
Tenho certeza que todas vocês conhecem ou já viveram relacionamentos que começaram quando uma das partes envolvidas ainda estava gostando de outra que não tinha nada a ver com a história. Eu próprio tenho nos meus círculos de amizade meninas que começaram um relacionamento não por amor ou paixão, mas porque precisavam de alguém que lhes fizessem esquecer de outro. Alguém que, pelo menos, funcionassem como um porto seguro ou a terra firme que se põe far far away da ilha de pedra e ondas que era, e é ainda, o amor antigo. Mas estas (acredito eu) tem consciencia de onde estão se metendo. Outras pessoas, no entanto, fundem amar e precisar numa mesma coisa.
Algumas, por exemplo, que não tem qualquer referencia do que é ter um pai ou uma mãe procuram, nos rostos que conhece, alguém que cuide delas. Pessoas que se apaixonam perigosamente fácil pela primeira pessoa que lhes dá um pouquinho mais de atenção. Tem gente que necessita desesperadamente de alguém que lhes dê carinho e nas mãos daquela pessoa que chama de "amor" encontram o afago que as faz dormir tranquila a noite. Existe por ai quem simplesmente não sabe ser sozinho e pula de um namoro pra outro, completamente perdido sem conseguir entender que o seu problema não tem nada a ver com relacionamento. Pode até exisitr pessoas que namoram na intenção, consciente ou não, de ter alguém que as ame, embora isto não seja de fato recíproco. Ou aquelas que são sozinhas na maior parte dos dias porque nunca encontram a pessoa que seja a personificação de um "ser amado", tudo porque ignoram o fato de que o amor não nasce pronto pra vestir. E o resultado é que uma grande parcela dos namoros terminam porque os dois deram inicio a um relacionamento construído sobre uma troca do tipo "preciso de segurança e você de carinho".
A alma tem anseios que na maioria das vezes não significam o que nós achamos que significa. O ser humano tem essa necessidade de encontrar-se no outro ou de achar nele mesmo a parte de alguém, mas sem entender que na realidade a felicidade não se trata de partilhar e ser partilhado. Para amar do jeito correto, ou seja, sem sofrer, acho que é necessário que primeiro sejamos completos, repletos de nós mesmos. Entendem o que eu quero dizer? Não se trata de ter alguém para ser feliz. Porque essa coisa forte e boa que sentimos por alguém é como um vento agradável que bate forte, assanha o cabelo, e vai embora. Só camufla nossas dores, sem curá-las. Devemos nos preocupar com aquilo que vai nos restar e vai perdurar. Com os anos, a gente acaba descobrindo que o que precisamos nem é o que buscamos. E mais uma vez no nosso desejo de fazer da própria vida um filme recorde de bilheteria, passamos a desejar que aconteça conosco uma revolução, uma reviravolta típica das comédias romanticas, que nos arranque da mesmisse ou das dificuldades. Desejamos, ainda que timidamente, encontrar alguém made for us ao dobrar a esquina, esbarrando sem querer. Ser percebido por alguém na hora em que paramos pra pensar, distraídos, numa quarta-feira qualquer. De encontrar alguém que seja tudo o que queremos e que nos fará melhores.
No fim das contas, acho que se trata de primeiro ser completo para poder viver em conjunto e, de uma vez por todas, amar corretamente. Trata-se de não sentir que ali naquela pessoa, você está aprisionado por um sentimento de dependencia. Acho fundamental que primeiro encontremos dentro de nós a verdadeira causa das tristezas e inseguranças. E mesmo que esta causa seja o fato de que você simplesmente quer muito um alguém pra vida inteira, pelo menos assim você terá consciencia disto que sente e então saberá o motivo de estar exatamente no lugar que está. Adote para sua vida o clichê "Sou mais eu" e é provável que você consiga amar alguém de um jeito mais feliz, saudável e, o que é melhor, sem dor.
É o que eu acho. Pensar assim, me faz melhor.
E aliás, não só eu estou pensando. Estou aqui dizendo o que acho e sinto, mas também traduzindo o que é um sentimento comum. Ao que parece chega uma hora da vida em que é simplesmente impossível continuar a ser massacrado por esta forma imprudente de se amar:

"Pra chegar nesse estágio tem que sofrer muito. Ai você pega aquela última gota de esperança que resta e, ao inves de apostar as últimas fichas no outro, você aposta em você mesma. Parte pra outra. As vezes não curada, mas ciente de que você merece mais do que ele poderia te dar."

e assino embaixo
;)

[para ler 'sobre o amor que procuramos - parte 1' clique aqui)

13 comentários:

ingrid disse...

*-*
esse texto me deu orgulho de ser eu!
"sou mais eu" uhuuuu
ótimo texto, ótima parada de ônibus e ótimo amigo com e-mails. ^^
bj

gustavo disse...

w-o-w
tu sabe que eu precisava ler isso hoje, né?
aliás, tenho que ler periodicamente, porque há coisas que sabemos, mas temos nossa atenção desviada e nos enganamos facilmente no meio do caminho.
e não que seja só aplicável ao público feminino, não é mesmo?

obrigado por esses minutos de boa leitura :3

isolda disse...

Entre lagrimas só posso dizer que seu texto está perfeito, traduziu perfeitamente todos os vazios que angustiam o coraçao de uma mulher... Tu és a pessoa que melhor entende as mulheres (e seus derivados) e consegue passar pras palavras sentimentos ....

Já disse que tu deveria escrever um livro de auto-ajuda né? eu comprava o/
*e pra terminar gostaria de dizer que uma das suas 6 amigas q acabaram o relacionamento recentemente disse uma verdade: "Nao quero namorar, quero alguem pra passar o domingo"

Tamy disse...

Muito, muito bommm seu texto Edu!
amooo passar aqui e 'ler sentimentos'!!
beijãooo

Lay disse...

w-o-w
tu sabe que eu precisava ler isso hoje, né? [2]
é incrível como vc consegue traduzir o que, muitas vezes, a gente já sabe, mas tem vergonha de assumir!
parabéns!
=*

Quanta Luz disse...

É bom sentir que estamos todos num mesmo barco. Cada um de nós vive sua forma de amar e isso acaba definindo a pessoa que nós somos.
Gosto de saber que vocês que se acomodam nesse sofá comigo, passam por situações similares e, principalmente, que saem daqui melhores ou esclarecidos sobre coisas que no fundo vocês sabem e não conseguem admitir.
Será uma ótima parceria essa nossa :D

Ligia disse...

nossa, será que eu fui indiretamente citada? meu namoro acabou essa semana e um dos motivos foi o outro não saber que a Gripe Passa. E depois de uma madrugada chorando [aah, vai, isso é bom] eu digo 'Sou mais eu'. =D

carol disse...

esbocei chorar, mas me segurei no final. Caramba, você fez eu me encontrar e me perder a cada paragrafo desse texto.Estou aqui agora em pleno um processo de auto-ajuste ;x
Precisamos discutir sobre isso essa semana...
abençoado seja essa sua tecla " closed caption" que traduz todos nossos sentimentos :DD

... disse...

vc é um otimo entendedor da alma e cabeça feminina...
entende melhor do que nós mesmas...
grata pelas palavras e pela boa leitura!
=)

larissa disse...

Pode me colocar nas estatísticas das que acabaram o namoro, das que são carentes, das que estão pensando em começar a namorar de novo pra esquecer aquele ex... e principalmente das que querem muito dizer: sou mais eu!

Icaro disse...

true story. =)

Anônimo disse...

incrível. simplesmente disse tudo! tudo mesmo, tanto que nem dá pra fazer um comentário tão elaborado, se não ia ser só um eco desse texto tão maravilhoso!

"Pra chegar nesse estágio tem que sofrer muito. Ai você pega aquela última gota de esperança que resta e, ao inves de apostar as últimas fichas no outro, você aposta em você mesma. Parte pra outra. As vezes não curada, mas ciente de que você merece mais do que ele poderia te dar."

parabén edu :D
yasmim

Unknown disse...

tbm penso assim =)

Postar um comentário

Subscribe